Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Câmara documenta visita de Manuel Machado ao iParque

9 de Março 2017 Jornal Campeão: Coimbra: Câmara documenta visita de Manuel Machado ao iParque

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, realizou, ontem, uma visita ao iParque, segundo anunciou, hoje, a Assessoria de Imprensa da autarquia.

Manuel Machado, que se fez acompanhar dos vereadores Carlos Cidade e Carina Gomes, foi recebido pelo presidente do Conselho de Administração do iParque, Paulo Mendes, e pelo respectivo vogal, Magalhães Cardoso.

De acordo com o Município, a visita “incidiu especialmente no Business Center Leonardo da Vinci, que nesta altura se encontra preenchido com 14 empresas, onde também funciona a Administração da sociedade iParque e o data center”.

“Manuel Machado ficou a conhecer as necessidades mais prementes do iParque, ao nível da gestão, e ficou acordado agendar uma reunião da Assembleia Geral da sociedade Coimbra Inovação Parque”, refere a nota de Imprensa.

Conforme o “Campeão” já noticiou, a Câmara encara a internalização da sociedade iParque, que está há mais de dois anos sem convocar uma sessão da respectiva Assembleia Geral.

Em reunião camarária, em início de Fevereiro, o vereador João Barbosa de Melo (PSD) lastimou “o alheamento” da autarquia em relação à empresa, onde possui uma participação accionista qualificada, enquanto o vereador José Augusto Ferreira da Silva (CpC) já tinha referido que a Câmara tem agido “fazendo de contas que a sciedade iParque não existe”.

De acordo com o que refere, agora, o Município, nesta altura trabalham no iParque cerca de 250 pessoas e entre as empresas que ocupam lotes contam-se a Innovnano (nanotecnologia), a AIRC (informática), a Cool Haven (construção sustentável) e o Centro Tecnológico da Cerâmico e do Vidro.

“Conforme informação disponibilizada pela Administração do Parque de Inovação em Ciência e Tecnologia, localizado em Antanhol, estão, nesta altura, quatro lotes comprometidos para serviços inovadores em saúde, alta tecnologia automóvel, pós-incubação e informática na saúde”, adianta a autarquia.

A Câmara Municipal de Coimbra é a principal accionista da Coimbra Inovação Parque, com 90,23 por cento. A lista de accionistas inclui, ainda, a Universidade de Coimbra (1,79 por cento), a SI Vales – Saúde e Vida, SGPS, Lda. (1,62 por cento), a Associação Comercial e Industrial de Coimbra (1,44 por cento) e o Novo Banco (1,44 por cento).