Coimbra  19 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra BD volta à Casa Municipal da Cultura

20 de Março 2022 Jornal Campeão: Coimbra BD volta à Casa Municipal da Cultura

A Coimbra BD – Mostra de Banda Desenhada está de regresso à Casa Municipal da Cultura de 25 a 27 de Março.

A sexta edição é uma iniciativa consolidada na agenda cultural da cidade de Coimbra estando de regresso à Casa Municipal da Cultura, após interregno no ano transacto devido à situação pandémica.

O programa evidencia o que de melhor se cria ao nível da temática BD em Portugal, procurando atingir públicos diversos, desde o infanto-juvenil e famílias a todos aqueles que, de diferentes faixas etárias, cultivam o gosto por esta expressão artística. Uma mostra que mobiliza cada vez mais entusiastas, o que se traduz na crescente fidelização do público à iniciativa.

A iniciativa tem início na sexta-feira, às 19h00, com uma visita guiada às exposições que integram o evento, conduzida por João Miguel Lameiras, a par com uma apresentação de Filipe Melo ao piano.

A Coimbra BD apresenta oito exposições, na Sala Ferrer Correia e espaços adjacentes: “O Perigoso Pacifista” (uma Biografia em Banda Desenhada de Adriano Correia de Oliveira, que terá pré-apresentação e pré-lançamento na Coimbra BD, por ocasião dos 80 anos do seu nascimento); “Balada para Sophie” (desenhos originais de Juan Cavia para a premiada obra que realizou com Filipe Melo); “O Humor de Derradé” (uma retrospetiva de um veterano da BD nacional com uma vasta obra publicada no campo do humor, Dário Duarte, mais conhecido por Derradé); “Um Umbigo do Mundo” (que apresenta a saga de ficção científica distópica de Penim Loureiro e Carlos Silva, com destaque para a apresentação de pranchas do 2.º volume da série, ainda inédito); “Paulo J. Mendes: O Penteador e outras histórias” (exposição que destaca os cadernos de urban sketching do autor revelação, com o título “O Penteador”, lançado na edição 2020 da Coimbra BD); “Amor de Perdição: da Literatura pra a BD” (adaptação feita por Miguel Jorge e João Miguel Lameiras do clássico de Camilo Castelo Branco, de que resultou esta exposição making of de um dos títulos mais vendidos da colecção de adaptações literárias para televisão); “Joana Rosa: The Might Gang” (a jovem mangaka portuguesa expõe as pranchas da série The Might Gang, de que é autora); “José Saramago (Re)visto por Ocasião do Centenário (1922-2022)” (mostra bibliográfica do distinto escritor português cujas obras integram o acervo documental municipal).

As sessões cinematográficas de longas e curtas-metragens preenchem, como habitualmente, a oferta da Coimbra BD. Na Sala Polivalente, no dia 25 de Março, às 21h00, é exibido “O Lobo Solitário”, com apresentação do realizador Filipe Melo. No sábado, dia 26, a partir das 10h00, o espaço acolhe um conjunto de sete curtas-metragens de animação – da série “Histórias à Solta” – dirigidas às famílias. Ao final da tarde de sábado, às 19h00, serão exibidas as curtas-metragens “Garatujos” e “Fado de um Homem Crescido”, apresentadas pelo autor Pedro Brito. Na manhã de domingo, outras oito curtas de animação – da série “Aventuras Divertidas” – destinadas ao público familiar, podem ser visualizadas, a partir das 10h00. A programação infantil engloba, no seu conjunto, duas sessões de “Filminhos Infantis” fruto da colaboração da “Zero em Comportamento” no evento.

Inserem-se ainda na programação dois Painéis, que dão a oportunidade ao público de intervir no debate sobre temáticas alusivas à Banda Desenhada. A sala de empréstimo da Biblioteca Municipal de Coimbra será, assim, palco, no sábado, a partir das 15h30, de uma abordagem ao tema “O Humor na BD”, desenvolvido por Derradé e Paulo J. Mendes. No mesmo dia 26, às 18h00, serão exploradas algumas das novidades editoriais lançadas neste género literário.

O público terá, também, oportunidade de se inscrever em dois workshops, que se realizam nas manhãs de sábado e de domingo, na Sala Sá de Miranda. O primeiro, dirigido por Ana João Costa e Joana Narciso, acontece das 11h00 às 13h00, no dia 26, tratando-se de uma Aula Aberta de Cosplay, versando sobre os materiais, a confecção e a caracterização (com realce para a maquilhagem) para Cosplay. No domingo, das 11h00 às 13h00, é Paulo J. Mendes que dinamiza a oficina de introdução ao desenho de observação em diário gráfico. A participação nos workshops requer inscrição no local.

Também duas sessões de autógrafos integram a programação, na sexta-feira e no sábado, entre as 16h00 e as 18h00, com os seguintes autores BD convidados: Carlos Silva, Derradé, Filipe Melo, Joana Rosa, João Fazenda, Miguel Jorge, Paulo J. Mendes, Penim Loureiro, Paulo Vaz de Carvalho e Pedro Brito.

Reservado para as 15h00 de sábado está ainda a apresentação do livro “Rugas”, de Paco Roca. Decorrerá, ainda, o habitual desfile e concurso de cosplay, entre as 16h30 e as 18h00, na Sala Polivalente. Pelas 18h30 terá lugar a apresentação dos Prémios Central Comics.

A mostra oferece também outras actividades que apelam ao envolvimento do público, como a sessão de desenho ao vivo com modelo cosplay, sob coordenação do Salão 40, no dia 26, às 15h00 e a sessão de jogos de tabuleiro, que decorrerá entre as 21h00 e as 22h00 de sábado.

A programação da tarde de domingo será marcada pela apresentação de três livros, na sala de empréstimo da Biblioteca: “Os Contos de Miguel Torga – Um Roubo – Natal”, de Jorge Marinho, às 14h30, “O Perigoso Pacifista”, de João Mascarenhas e Paulo Vaz de Carvalho, às 15h00 e “Tu és a Mulher da minha Vida”, de Pedro Brito e João Fazenda, às 15h30.

O evento, com entrada livre, pode ser visitado entre as 18h00 e as 22h00, na sexta-feira, das 10h00 às 22h00, no sábado, e das 10h00 às 18h00 no último dia, domingo.