Coimbra  29 de Novembro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra BD regressa de 25 a 28 de Abril de 2024 ao Convento São Francisco

17 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Coimbra BD regressa de 25 a 28 de Abril de 2024 ao Convento São Francisco

A Coimbra BD já tem data marcada para 2024, com a mostra de banda desenhada e cultura Pop marcada para 25 a 28 de Abril no mesmo espaço, o Convento São Francisco (CSF).

A Coimbra BD decorreu, este ano, de 10 a 12 de Novembro, no CSF e foi um sucesso, comprovado pelo registo de mais de 7.200 entradas neste equipamento municipal.

A mostra contou com mais de 40 actividades, 40 editoras presentes, 29 convidados, incluindo artistas plásticos, e 14 artistas no Artist’s Alley, que deram um traço muito próprio a este evento que junta a BD e a cultura POP.

Houve, ainda, sessões de autógrafos, sessões cinematográficas, debates temáticos, apresentações de livros, exposições, workshops e actividades relacionadas com Card e Board Games e muitas surpresas. Os mais novos tiveram uma área só para eles e para os seus familiares, a Kid’s & Family, com conteúdos dedicados como a “Hora do Conto” ou curtas de animação, merchandising da cultura POP e um espaço gaming, com uma área ‘free to play’ com os mais recentes lançamentos da indústria e retrogaming.

Uma referência também para a área do Cosplay, uma das mais esperadas. Tanto a exposição de fatos como o habitual desfile de Cosplay cumpriram as expectativas dos fãs. O desfile contou com a participação de 19 cosplayers e com uma fervorosa assistência.

Não menos importante, de salientar a presença, para além dos autores, de cerca e 40 editoras renome da área da BD a nível nacional, como por exemplo a Dr. Kartoon, A Seita, Umbra, Arte de Autor, Ala dos Livros, Devir, Penguin Random House, Grupo Presença, GFloy, Levoir, Gradiva, Convergência, entre muitas outras.