Coimbra  7 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra – B: Dez milhões para estação ferroviária

2 de Junho 2017 Jornal Campeão: Coimbra – B: Dez milhões para estação ferroviária

A estação ferroviária de Coimbra – B vai usufruir de um investimento aproximado a 10 milhões de euros, disse, hoje, ao “Campeão”, o ministro do Planeamento e Infra-estruturas.

Pedro Marques indicou já haver sido lançado o concurso para beneficiação de uma das mais importantes estações da Linha do Norte, cuja desadequação às necessidades tem levado o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, a denominá-la de “apeadeiro velho”.

A melhoria de Coimbra – B inscreve-se, por outro lado, na necessidade de a articular com o SMM – Sistema de Mobilidade do Mondego (sucedâneo do Ramal da Lousã).

O SMM, concebido para ligar Coimbra – B a Serpins, deverá possuir uma componente urbana, havendo lugar a desactivação do serviço ferroviário entre a Linha do Norte e Coimbra – A.

A articulação do Sistema de Mobilidade do Mondego com a Linha do Norte foi uma das exigências da União Europeia para ela co-financiar o figurino de Metrobus apresentado pelo ministro Pedro Marques.

O figurino preconizado para retirar do impasse o SMM contempla a circulação de 20 veículos por hora (autocarros eléctricos ou híbridos) entre o Alto de S. João e Coimbra – B.