Coimbra  19 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Autotanque substitui veículo com 34 anos

5 de Abril 2018

A Câmara de Coimbra expôs, hoje, nos Paços do Município, um autotanque comprado para substituir um veículo-tanque táctico rural com 34 anos ao serviço da Companhia de Bombeiros Sapadores.

O moderno equipamento consiste num veículo-tanque táctico florestal, cuja aquisição corresponde a 180 000 euros.

Deste montante, é de 163 500 euros o investimento considerado elegível para efeito de obtenção de comparticipação através do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), sendo o co-financiamento de 114 500 euros.

O autotanque é um veículo dotado de chassis todo-o-terreno e de tracção integral, equipado com bomba para combate a incêndios. Também possui tanque de água, com capacidade para entre 8 000 e 16 000 litros, tratando-se, segundo a autarquia, de uma “viatura de extrema importância no apoio logístico ao abastecimento (…) a veículos de primeira intervenção”, até “pela agilidade” subjacente à “chegada precoce aos teatros de operações”.

Na nota de aprovação da candidatura da Câmara Municipal de Coimbra pode ler-se que o novo autotanque permitirá “melhor adequação e capacidade de resposta e maior segurança dos operacionais na sua intervenção de combate a incêndios florestais”.

Por outro lado, de acordo com a autarquia, a prevenção operacional vai poder ser melhor executada, sendo acompanhada de “mais capacidade de reconhecimento numa primeira intervenção, contribuindo para maior segurança de pessoas e bens”.

 

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com