Coimbra  27 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Autarcas no Convento com Marcelo e Costa

8 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: Coimbra: Autarcas no Convento com Marcelo e Costa

Municípios e freguesias celebram 40 anos de Poder Local democrático em Portugal com uma convenção nacional, sábado (10), em Coimbra, com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro.

Com o encontro, que vai ter lugar, a partir das 09h00, no Centro de Congressos e Espaço Cultural do convento de São Francisco, em Coimbra, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Anafre – Associação Nacional de Freguesias dão início à “celebração do contributo das autarquias locais para o desenvolvimento político, económico, social e cultural de Portugal”.

Trata-se de “uma data marcante para o país, para as autarquias” e para os portugueses, sustenta o presidente da ANMP, Manuel Machado.

A convenção contará com a participação do Chefe do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, que presidirão às sessões de encerramento (prevista para as 17h30) e de abertura (09h30), respectivamente.

Na sessão de abertura, além de António Costa, também intervirão os presidentes da Mesa do Congresso e do Conselho Directivo da ANMP, respectivamente Carlos Carreiras (PSD) e Manuel Machado (PS), a par de Pedro Cegonho (PS), líder da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), entidade parceira da ANMP na organização do evento.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, no encerramento da reunião, também usarão da palavra o ministro Eduardo Cabrita e os presidentes da ANMP e da Anafre.

Durante a manhã, os participantes no encontro irão debater ‘Os desafios do Poder Local democrático’, numa mesa-redonda, que, moderada pelo jornalista Paulo Baldaia, contará com os vice-presidentes da ANMP e presidentes das câmaras municipais de Portimão, Isilda Gomes, Seixal, Alfredo Monteiro, e Aveiro, Ribau Esteves, e dos vice-presidentes da Anafre Armando Vieira (presidente da Junta de Freguesia de Oliveirinha, Aveiro) e Francisco de Jesus (Castelo, Sesimbra).

O presidente da Assembleia Intermunicipal da Associações de Municípios da Região Autónoma dos Açores e presidente da Câmara de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, e o líder da associação homóloga da Madeira e da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, participam igualmente na mesa-redonda, à qual se seguirá um debate aberto aos participantes.

Um “Momento cultural”, com actuações, designadamente, de grupos de fados de Coimbra e de Lisboa, uma orquestra juvenil de Viseu, uma companhia de teatro do Minho, uma escola de ginástica artística da Maia, um grupo de Pauliteiros de Miranda do Douro, um rancho folclórico do Algarve (Tavira) e um grupo de cante alentejano (Serpa), antecederá o encerramento da convenção.

“Ao longo de 40 anos, o Poder Local democrático” tem desempenhado um papel que se avalia “como muito positivo, graças ao trabalho dos autarcas e das autarquias, das câmaras municipais e das juntas de freguesia”, sustenta o presidente da ANMP.

“Nem tudo está conseguido”, mas o balanço da ANMP é muito positivo, sublinha o edil.