Coimbra  28 de Janeiro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Associação PAJE organiza primeira edição nacional do “Dia do Acolhimento” 

1 de Fevereiro 2022 Jornal Campeão: Coimbra: Associação PAJE organiza primeira edição nacional do “Dia do Acolhimento” 

A Plataforma PAJE – Apoio a Jovens (Ex)acolhido, com sede em Coimbra e de âmbito nacional, organiza, no dia 18 de Fevereiro, pela primeira vez em Portugal, o “Dia do Acolhimento”.

Esta Associação dá suporte a cerca de três centenas de jovens adultos com historial de acolhimento e procura melhorar o perfil de saída, promovendo transições favoráveis para uma vida em autonomia. Para além disso procura proporcionar um mundo onde as crianças e jovens com historial de acolhimento se orgulhem das suas conquistas e anseiem por um futuro repleto de oportunidades, igualdade e equidade.

«O “Dia do Acolhimento” é uma oportunidade para nos unirmos na celebração dos Direitos e da resiliência das crianças e jovens, das suas histórias e conquistas. Pretende-se que o “Dia do Acolhimento” seja uma oportunidade para trazer à discussão questões relativas a crianças e jovens que foram privados de crescerem na sua família, apelando à discriminação positiva de vítimas precoces, mas com a vida inteira para sofrer as consequências», afirma a Associação PAJE.

A comemoração conta com um evento online que incluirá a participação de diversas entidades envolvidas no âmbito desta temática, bem como jovens acolhidos e ex-acolhidos.