Coimbra  20 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: ARSC avança com novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães

28 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Coimbra: ARSC avança com novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães

Realizou-se hoje, na sede da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), em Coimbra, a assinatura do contrato de empreitada de obras públicas para a construção do Centro de Saúde Fernão de Magalhães.

O contrato para a construção do novo edifício foi celebrado entre a ARSC e a empresa Edibeiras – Edifícios e Obras Públicas das Beiras Lda, pelo valor de cerca de 4,7 milhões de euros.

O início das obras, que ocorrerá após visto do Tribunal de Contas, terá lugar no início do segundo trimestre de 2020, prevendo-se a sua conclusão dentro de ano e meio.

Recorde-se que o concurso para a construção do novo edifício do Centro de Saúde Fernão de Magalhães foi aberto a 04 de Fevereiro de 2019, mas o preço base definido (que remontava a 2015) estava já desajustado, pelo que teve de ser feita a revisão do preço para que a ARS Centro continuasse com o processo.

A construção do novo Centro de Saúde Fernão de Magalhães, que serve cerca de 30 000 pessoas, tem sido uma reivindicação constante da Comissão de Utentes, tendo, inclusivamente, o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerado que era “um dos piores centros de saúde em Portugal” e que se “a presidente da ARSC não tivesse capacidade para resolver este grave problema, não teria condições para continuar a exercer o cargo”.