Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra apresenta “Ecovia” e novos miniautocarros eléctricos

23 de Maio 2021 Jornal Campeão: Coimbra apresenta “Ecovia” e novos miniautocarros eléctricos

A Câmara de Coimbra inaugura, na próxima segunda-feira (24) a “Ecovia” e nove novos miniautocarros 100% eléctricos, pelas 11h00, no Largo da Porta Férrea da Universidade de Coimbra.

A “Ecovia” é um sistema “park & ride” que a Câmara de Coimbra vai relançar e que consiste na criação de linhas especiais de transporte público para os principais locais do centro da cidade, realizadas por autocarros 100% eléctricos e com base em parques de estacionamento periféricos.

Este foi um projecto inovador que surgiu em Coimbra na década de 90, tendo sido depois abandonado, sendo que a aposta da autarquia passa por colocar a funcionar novamente este sistema acessível e ecológico que irá poupar a cidade, a entrada de milhares de automóveis por dia e a emissão de toneladas de gases carbónicos para a atmosfera.

Os novos nove miniautocarros 100% eléctricos representam um investimento de 2,8 milhões de euros, financiados por fundos comunitários do Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), assegurando o Município de Coimbra a contrapartida nacional (15%).