Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra apoia financeiramente iniciativas culturais e desportivas

25 de Maio 2021 Jornal Campeão: Coimbra apoia financeiramente iniciativas culturais e desportivas

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai apoiar financeiramente duas associações culturais do concelho.

As propostas provadas ontem (24), em reunião de Executivo Municipal, preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais a duas colectividades no âmbito do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, a uma instituição social no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS) e um apoio à Federação de Ginástica de Portugal para a realização de um evento desportivo internacional.

Assim, o Clube Residencial Cidade Jardim apresentou uma candidatura para a realização da 8.ª edição do “Há música no Jardim”, a decorrer de 11 a 19 de Junho. Um ciclo de concertos, aberto a toda a comunidade e gratuito, a decorrer ao ar livre no anfiteatro dos Jardins da Quinta de São Jerónimo. O programa cruza diferentes estilos de música e divide-se por dois fins-de-semana consecutivos. A CM Coimbra apoia o evento com cinco mil euros e a isenção de taxas municipais no valor de 180 euros.

Já a Tarrafo – Associação Cultural apresentou candidatura ao apoio municipal para a realização do projecto TUTANO, um trabalho de criação teatral. O espectáculo será apresentado de 11 a 14 de Junho no anfiteatro de Santo António dos Olivais, inserido no segundo Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimeses, da Universidade de Coimbra (UC). A câmara de Coimbra vai apoiar o projecto com três mil euros.

Por sua vez, o Clube de Tempos Livres de Santa Clara apresentou candidatura, no âmbito do RMAAAS, para o desenvolvimento do seu projecto “So(u)mos Cidadania”, que tem como objectivo “promover actividades de animação socioeducativa potenciadoras do desenvolvimento integral da criança”, especificamente o sentido de responsabilidade, planificação e organização; o interesse pela cidadania activa, estilos de vida saudável e respeito pelo outro; a prevenção da marginalização e delinquência juvenil; a inter-relação entre as famílias e a comunidade; bem como o convívio e a aprendizagem intergeracional.

O projecto será desenvolvido em três fases. Na primeira fase funcionará na EB1 dos Casais do Campo, abrangerá a União de Freguesia de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades e será dirigido a crianças dos cinco aos 10 anos que frequentam as EB1 da freguesia. Na segunda fase, o projecto incluirá os seniores da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, bem como as crianças que frequentam o Centro de Actividades de Tempos Livres da EB1 de Amas de Freire. Na terceira fase, será alargado à freguesia de Cernache, designadamente às crianças que frequentam a EB1 de Casconha. A autarquia vai apoiar financeiramente o projecto com 17 593 euros.

Por último, a CM Coimbra vai atribuir um apoio de três mil euros à Federação de Ginástica de Portugal para a realização do Coimbra GymFest, um evento internacional de ginástica, que inclui competições ao longo de três dias: Taça do Mundo de Trampolins, Competição Internacional de Trampolins e um Festival de Ginástica para Todos. O evento realiza-se na semana de 22 a 27 de Junho, no Centro de Alto Rendimento de Anadia (não foi possível a utilização do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia por estar a ser usado como Centro de Vacinação covid-19), sendo que o Festival de Ginástica para Todos se mantém em Coimbra, na margem direita do Parque Verde do Mondego.