Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra anima-se com o “Festival dos Humores” este fim-de-semana

4 de Abril 2019

“Festival Coimbra dos Humores” foi um dos projectos vencedores da primeira edição do “Coimbra Jovem Participa”, do Orçamento Participativo de Coimbra de 2018, e será o primeiro a concretizar-se, já este fim-de-semana (06 e 07).

A ideia do cidadão Afonso Paiva será, agora, posta em prática, em dois dias que prometem muitas gargalhadas. A abrilhantar este festival estarão a dupla de humoristas Jovem Conservador de Direita, Rui Xará, Jel, Bruno Aleixo, Guilherme Duarte ou João Seabra.

O centro histórico da cidade vai, assim, viver dias e noites humorísticas sem precedentes, tendo como palcos o Teatro da Cerca de São Bernardo, a Casa da Escrita, o Salão Brazil, o café de Santa Cruz, o Arco de Almedina, a praça de 08 de Maio, a Rádio Baixa, entre outros.

Além das sessões dedicadas ao humor protagonizado por especialistas, este festival integra ainda uma sessão de contos infantis cómicos, um jogo de enigmas em formato de peddy-paper, uma actuação de fado humorístico ao vivo e ‘workshops’ onde o humor se cruza com outras áreas do saber.

O evento tem início no sábado (06), pelas 15h00, com a estreia do espectáculo “Supremacista Cultural”, da dupla Jovem Conservador de Direita, no Teatro da Cerca de São Bernardo, seguindo-se uma série de ‘workshops’, às 17h00, na Casa da Escrita.

O ‘Fado Cómico ao vivo’, com Emanuel Moura (quinteto) tem lugar, no Arco de Almedina, pelas 18h00 e, à noite, a partir das 21h30, o inconfundível ‘stand up comedy’ de João Seabra e o seu inseparável macaco, de Rui Xará, um dos pioneiros deste género de espectáculo em Portugal, Rafael Videira e Rui Cruz, a ter lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Domingo (07), tem início com uma sessão de contos infantis humorísticos com a ‘Livraria Faz de Conto’, para pais e filhos, a partir das 11h30, no café de Santa Cruz. Antes de almoço haverá animação de rua na praça de 08 de Maio e até às 13h00 realiza-se, também, um peddy-paper pelas ruas da “Baixa”.

Às 14h30, na Rádio Baixa, a animação será com o ‘podcast’ humorístico ao vivo: ‘Sem Barbas na Língua’, de Guilherme Duarte e Hugo Gonçalves; à qual se segue a competição de ‘open-mic’, aberto a novos talentos do ‘stand up’ que se queiram dar a conhecer no mundo da comédia. O concurso realiza-se pelas 16h00, no Salão Brazil, e conta com a apresentação do conhecido humorista Jel.

Ainda na tarde de domingo, às 18h30, é a vez de Bruno Aleixo mostrar ao público conimbricense as razões dos seus 10 anos de sucesso no humor, com o espectáculo “Biografia não autorizada”, a ter lugar no Teatro da Cerca de São Bernardo.

Cada pessoa pode levantar até 2 bilhetes para cada espectáculo, sendo que todos são de entrada gratuita.