Coimbra  31 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Alunos criam dispositivo de alerta para fogo

16 de Maio 2018 Jornal Campeão: Coimbra: Alunos criam dispositivo de alerta para fogo

Quatro alunos do Colégio da Imaculada Conceição (Cernache, Coimbra) acabam de criar um dispositivo capaz de alertar as autoridades para deflagração de incêndio.

O mecanismo é accionado assim que as chamas passam pelo local onde está instalado.

Segundo a Agência Lusa, Francisco Relvão, Rafael Amaral, João Carvalho e André Oliveira decidiram usar como tema de projecto, para este ano lectivo, a temática dos fogos florestais e a forma como a tecnologia pode ajudar a combater o flagelo.

As primeiras ideias eram complexas e de difícil execução, como a criação de satélites com câmaras de infravermelhos ou instalação de outras com sensores em postes, explicou Relvão.

A ideia final, desenvolvida nas aulas de Física pelos quatro alunos e nas respectivas casas, passou a ser mais modesta, mas aplicável no terreno: um dispositivo capaz de fazer uma advertência aquando da passagem de chamas pelo local onde esteja instalado.

“Já fizemos testes e correu [tudo] às mil maravilhas”, indicou Relvão, considerando que, numa situação de aplicação no terreno, poderão ser colocados vários em diferentes pontos e ser criada uma intra-rede entre os dispositivos para passarem informação.

O trabalho foi feito todo pelos alunos, que, no começo, foram à Universidade de Aveiro para desfazerem “algumas dúvidas”.