Coimbra  19 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Alterações de trânsito na Alta a partir de amanhã

21 de Outubro 2019

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) anunciou que estão reunidas as condições para a reabertura, a partir da amanhã (dia 22), do trânsito rodoviário e pedonal na rua da Fonte Nova, na Alta da cidade.

Aquela rua foi requalificada no âmbito de uma empreitada que engloba também as ruas dos Coutinhos, do Colégio Novo e Joaquim António de Aguiar, e que representa um investimento de cerca de 680 000 euros.

A empreitada vai avançar para a segunda fase, que vai implicar diferentes condicionamentos de trânsito na Alta de Coimbra a partir de amanhã, com especial incidência na rua do Colégio Novo.

As alterações são as seguintes:

– Corte de trânsito e estacionamento na rua do Colégio Novo, desde o cruzamento da rua da Fonte Nova e da rua Martins de Carvalho até à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra;

–  Mantém-se a inversão do sentido de trânsito no troço em que se manterá aberto da rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), na rua de João Jacinto (Casa da Escrita) e no troço superior da Couraça dos Apóstolos que faz a ligação à rua de Padre António Vieira, sendo que agora será possível subir a Couraça dos Apóstolos desde a Faculdade de Psicologia até ao cruzamento com a rua de João Jacinto (Casa da Escrita), sendo aí de sentido descendente obrigatório;

– Neste sentido, o acesso à rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia) continua a ser possível nesta fase seguindo o trajeto: Av. de Sá da Bandeira, rua Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos (troço superior) e rua de João Jacinto (ambas no sentido descendente, inverso ao habitual), podendo seguir para a rua dos Coutinhos (em direcção à Sé Velha), ou para a rua do Colégio Novo (Faculdade de Psicologia), também no sentido inverso ao habitual;

– Já o acesso à rua de Corpo de Deus e à rua e travessa de Martins de Carvalho passa agora a ser possível via rua da Fonte Nova.

As alterações impostas à Linha (azul) do Centro Histórico dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) mantêm-se as mesmas em vigor desde 15 de Julho. O percurso alternativo, a partir da Manutenção, passa pela av. de Sá da Bandeira, rua de Padre António Vieira, Couraça dos Apóstolos e rua de João Jacinto (ambas no sentido inverso ao habitual), retomando o percurso normal a partir da rua dos Coutinhos em direcção ao Largo da Sé Velha.

A CMC recorda que esta intervenção, que está entregue à empresa Construções Castanheira & Joaquim, Lda., visa dar continuidade ao plano estratégico da autarquia para melhorar a mobilidade pedonal e as infraestruturas do subsolo na zona histórica da cidade, num investimento global que já é previsivelmente superior a 3,5 milhões de euros.

“Estas intervenções pretendem melhorar a mobilidade pedonal na Alta da cidade, através da requalificação do espaço público e o projecto prevê, também, a remodelação das infraestruturas de água, drenagem residual doméstica e pluvial, de electricidade e de telecomunicações”, acrescenta a Câmara.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com