Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Almalaguês/Torre de Bera adere à Rede “Aldeias de Portugal”

24 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Coimbra: Almalaguês/Torre de Bera adere à Rede “Aldeias de Portugal”

Realizou-se no passado dia 22, na sede da Junta de freguesia de Almalaguês, a assinatura da Carta de Compromisso de Adesão da Aldeia de Almalaguês/Torre de Bera à Rede “Aldeias de Portugal”. Esta parceria decorreu entre a Associação de Turismo de Aldeia (ATA), a CoimbraMaisFuturo, o Município de Coimbra e a Junta de Freguesia de Almalaguês.

O documento foi ainda subscrito pelas colectividades que compõem o grupo de trabalho, designadamente: Associação Desportiva e Cultural de Almalaguês; Associação Herança Do Passado; CIR Torre de Bera; Confraria do Arroz Doce; Confraria dos Negalhos; Grupo Cultural, Recreativo e Desportivo “Amoreira”; Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”; e Mil Voz. A tarde contou com vários momentos de animação (grupos de folclore e concertinas e gaiteiros) e por fim um lanche para toda a comunidade na sede do CIR – Torre de Bera.

A Carta de Compromisso, válida por um período de quatro anos, tem como objectivo definir o compromisso colectivo de valorização da aldeia de Almalaguês/Torre de Bera, concretizando a sua adesão à Rede de Aldeias de Portugal, em conformidade com o previsto no caderno de normas das “Aldeias de Portugal” e com o Plano de Valorização da Aldeia.

Ao aderir à Rede, a aldeia de Almalaguês/Torre de Bera compromete-se a assegurar a manutenção das condições que suportaram a classificação da aldeia, a manter o funcionamento do grupo de trabalho da Aldeia, a garantir o desenvolvimento do Plano de Valorização da Aldeia e à sua avaliação regular e a participar nas dinâmicas da rede, nomeadamente nos eventos promovidos pelas “Aldeias de Portugal”.

A classificação da aldeia de Almalaguês/Torre de Bera como Aldeia de Portugal, que visa valorizar as comunidades locais e as suas vivências, foi atribuída a 17 de Junho de 2023 pela Associação de Turismo de Aldeia (ATA), num trabalho coordenado com a Associação CoimbraMaisFuturo com o apoio da Junta de Freguesia de Almalaguês e as colectividades que integram o grupo de trabalho.

O Plano de Valorização da Aldeia, resultado de um processo participativo, através de reuniões de trabalho entre a comunidade local, a Junta de Freguesia de Almalaguês, o Grupo de Acção Local (GAL CoimbraMaisFuturo) e a ATA (Associação de Turismo de Aldeia), onde foi definido um plano de actividades a desenvolver em 2023/2024. Este plano prevê a realização de diversas actividades como: a recriação da entrega do arroz doce e actuação dos grupos de folclore (momentos realizados no dia 22 após a assinatura da Carta de Compromisso e a realizar em outras datas), a Festa das Febras (1 de Novembro), a recriação dos serões de antigamente (Fevereiro), o “Amentar das Almas” e “Cantar p’ras Almas”(Quaresma), os percursos pedestres na Bio Reserva da Sra. da Alegria e pelo vale de Torre de Bera (Maio), o Festival de folclore (Junho), Workshops (tecelagem, arroz doce, broa de milho, negalhos, poesia, restauro ecológico), a Recriação da origem árabe de Almalaguês (Setembro), os Concursos (bordar o arroz doce, fotografia da natureza, caixas-ninho, pintar/embelezar os postigos, janelas e portas floridas), entre outras actividades.

Esta iniciativa integra um projecto aprovado à medida Cooperação Interterritorial e Transnacional dos Grupos de Acção Local, aprovado pelo PDR2020, no qual a CoimbraMaisFuturo propõe a replicação nacional da marca “Aldeias de Portugal”, com o reconhecimento de duas aldeias do concelho de Coimbra: Almalaguês/Torre de Bera e Arzila, que integram agora uma rede de 133 aldeias classificadas de norte a sul do país. A assinatura da Carta de Compromisso de Arzila decorrerá previsionalmente a 12 de Novembro.