Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel conquista prémio europeu

19 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Coimbra: Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel conquista prémio europeu

O Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, de Coimbra, conquistou o segundo lugar no “Europeu eTwinning Prize 2020” na categoria até de crianças até aos seis anos, com o projecto “Small Scientists Across Europe”.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá, virtualmente, na próxima quinta-feira, dia 22 de Outubro, pelas 16h30 (hora de Portugal continental), com o Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento a convidar toda a comunidade para assistir à cerimónia através do link https://rb.gy/4coliw.

Este projecto integrou todo o Departamento da Educação Pré-Escolar e foi, também, um projecto Erasmus+ (parcerias estratégicas entre escolas) e obteve a classificação máxima de 100 pontos no relatório final. Foi ainda distinguido com o selo “Europeu de Boas Práticas”.

Neste projecto do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel participaram alunos de França, Lituânia, Estónia, Roménia (duas escolas) e Turquia.

A coordenação da equipa de alunos e professores ficou a cargo da professora bibliotecária Maria Francisca Pessoa e da psicóloga Joana Minderico. O Director do Agrupamento, professor Nuno Dias, estará presente nesta cerimónia com a professora bibliotecária Maria Francisca Pessoa para receber o prémio.

Este projecto representa o trabalho de dois anos do projecto Erasmus+ “Small Scientists Across Europe”.

Os pequenos alunos de hoje têm uma imaginação bem desenvolvida que deve ser usada para se tornarem futuros cientistas. A dinâmica do nosso tempo actual requer uma aprendizagem inovadora, por isso planeamos adaptar a ciência ao currículo pré-escolar, por meio de brincadeiras e experiências, não apenas usando definições e teoria, mas para aplicar esse conhecimento na busca de formas de manter o ambiente limpo e saudável.

Um dos elementos mais importantes do “eTwinning” é a colaboração entre professores, alunos, escolas, pais e autoridades locais. No “eTwinning”, os professores trabalham juntos e organizam actividades para os seus alunos. Eles têm um papel activo, interagem, investigam, tomam decisões, respeitam-se mutuamente e aprendem habilidades do século XXI. Os projectos “eTwinning” envolvem a contribuição de cada membro da equipa.

O Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel é constituído pela Escola Básica Rainha Santa Isabel; EB1 de Adémia; EB1 e JI de Brasfemes; EB1 e JI de Eiras; EB1 e JI de Ingote; EB1 e JI de Larçã; Centro Escolar de Loreto; EB1 de Marmeleira; EB1 de S. Paulo de Frades; EB1 e JI de Santa Apolónia; EB1 de Sargento Mor; EB1 e JI de Souselas; EB1 e JI de Trouxemil; EB1 de Vilela.