Coimbra  26 de Janeiro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra activa Plano de Emergência que se mantém até sexta-feira

18 de Dezembro 2019

A Câmara Municipal de Coimbra activou, hoje pelas 19h00, o Plano de Emergência, prevendo uma situação de cheia no rio Mondego, que permanecerá até às 23h59 de sexta-feira (20).

A decisão do presidente da autarquia, Manuel Machado, deve-se ao “comunicado emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, que eleva o estado de alerta especial para o nível laranja a partir das 19h00 de hoje e até às 23h59 do dia 20 de Dezembro”, que prevê “precipitação forte e persistente para a região Centro”, explica o Município.

“Perante este quadro meteorológico e tendo em consideração que o caudal do Açude-Ponte de Coimbra [no rio Mondego] se situa nos 637 metros cúbicos por segundo, prevendo-se ainda a subida do mesmo, e a ausência de monitorização do rio Ceira, é expectável uma situação de cheia”, sublinha a câmara.

Por força do “estado de emergência das situações descritas”, que se podem verificar nas próximas horas no concelho de Coimbra, o plano de emergência foi activado para “garantir a mobilização rápida e eficaz de meios e recursos nas acções de protecção civil a desencadear face às ocorrências que se possam registar”, concluiu.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com