Coimbra  8 de Dezembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra acolhe fase regional do Campeonato das Profissões

19 de Novembro 2019

António Alberto Costa, delegado regional do IEFP, e António Francisco, director do Centro de Emprego de Coimbra, deram as boas-vindas aos formandos

 

O Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra foi, uma vez mais, escolhido para acolher uma das etapas do Campeonato das Profissões, desta vez a fase regional, que irá apurar os finalistas para a final nacional.

A competir durante dois dias, entre hoje e quinta-feira (21), em Coimbra, estão cerca de 20 formandos, de cinco profissões: electricidade, pastelaria, serviço de restaurante e bar, tecnologia automóvel e cozinha.

A fase regional tem como objectivo “seleccionar a nível regional o(s) melhor(es) concorrente(s) em cada profissão, de acordo com as prescrições técnicas definidas pela ‘WorldSkills’ Portugal”, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), cujo Centro de Coimbra acolhe, por estes dias, formandos provenientes de toda a região Centro, desde a própria cidade até à vila de Trancoso, Lousã ou Oliveira do Hospital. Esta é uma etapa importante uma vez que foram seleccionados, na fase anterior, mais candidatos do que há de vagas disponíveis para a região.

Estes formandos, que devem ter entre 17 e 25 anos, estiveram a prestar provas durante os últimos dias, sendo que, hoje, serão avaliadas por um júri competente, decidindo depois os vencedores.

Os que ganharem esta fase ficam apurados para a etapa nacional do campeonato das profissões, a decorrer em Setúbal, de 09 a 14 de Fevereiro. Nessa fase, o objectivo passa por “identificar os campeões nacionais em cada profissão, bem como os que integrarão a fase de preparação específica para eventual representação de Portugal no campeonato da Europa e do Mundo das profissões”, adianta o IEFP. De salientar que a etapa europeia do campeonato terá lugar na cidade de Graz, na Áustria, de 16 a 20 de Setembro de 2020; e a prova mundial realiza-se em Shangai, na China, de 23 a 26 de Setembro do próximo ano.

Na recepção aos formandos para esta fase, hoje, António Alberto Costa, delegado regional do IEFP Coimbra, deu-lhes as boas-vindas e relembrou a importância desta competição, que deve ser encarada por todos com “espírito competitivo”.

“Os principais objectivos deste campeonato passam pela valorização dos jovens, da formação e de todos os intervenientes no processo de ensino”, sublinhou o responsável. Para além disso, António Alberto Costa não esqueceu o papel preponderante dos formadores e da possibilidade de criar uma rede de conhecimentos e intercâmbio entre formandos, formadores e instituições durante estas etapas.

Para António Francisco, director do Centro de Emprego de Coimbra, é um “grande orgulho” receber esta fase no Centro, esperando que estes desafios permitam “o crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal dos formandos”, esperando que o ambiente seja de “convívio e camaradagem”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com