Coimbra  5 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra abre concurso para reabilitar habitações no Bairro Fonte do Castanheiro

21 de Maio 2021 Jornal Campeão: Coimbra abre concurso para reabilitar habitações no Bairro Fonte do Castanheiro

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com o concurso público para a reabilitação de 33 habitações do Bairro da Fonte do Castanheiro, junto à Arregaça.

O processo de reabilitação tem como objectivo intervir em 68 habitações municipais existentes, de forma a que resulte desta operação 54 novas habitações camarárias, já que algumas destas habitações são bifamiliares e serão unificadas para que cumpram os requisitos legais de habitabilidade.

A obra insere-se nos objectivos traçados pela Câmara Municipal na Estratégia Local de Habitação (ELH) aprovada para a próxima década e terá o preço base de 4,3 milhões de euros, com um prazo de execução de 720 dias.

Recorde-se que o investimento do actual Executivo na requalificação dos bairros municipais da Rosa, Conchada, Ingote e Celas já ascende a cerca de 11 milhões de euros.

Para este total de 54 habitações foram delineados quatro tipos de projeto: Tipo A (21 habitações de tipologia T2), Tipo B (12 habitações de tipologia T2), Tipo B1 (14 habitações, sendo que 12 serão de tipologia T2 e duas de tipologia T4) e Tipo C (sete habitações, sendo que seis serão de tipologia T3 e uma de tipologia T2).

A obra vai desenvolver-se em três fases, cada uma com a duração máxima de 240 dias. Em cada fase, serão reabilitadas 11 habitações. A execução da empreitada de forma faseada permite que seja possível começar pela reabilitação das habitações devolutas, para de seguida realojar 11 famílias e libertar, assim, 11 habitações para a fase da obra seguinte. O critério de adjudicação da empreitada é o do preço mais baixo.