Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: 50 anos da chegada à Lua com programa sobre espaço e concerto

1 de Julho 2019

O cinquentenário da chegada do Homem à Lua vai ser assinalado, em Coimbra, com o lançamento de um programa para criar em Portugal uma estratégia para mobilizar a sociedade para o Espaço e com um concerto por Júlio Resende.

Coimbra acolhe, no dia 15, o ‘Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon’, um evento organizado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN) e a Agência Espacial Portuguesa que assinala os 50 anos da chegada do Homem à Lua, anunciou, hoje, o Instituto.

A efeméride é comemorada com a apresentação da iniciativa ‘Portugal New Space Entrepreneurship Initiative 2030’, pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e com um concerto de Júlio Resende, revela o IPN.

Com ”uma dimensão institucional e cultural”, o evento, no dia 15, a partir das 20h00, no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, tem entrada gratuita, devendo os bilhetes ser levantados nesta sala, até sábado, entre as 17h00 e as 22h00.

Na sessão intervirá o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, a presidente do IPN, Teresa Mendes, e o ministro Manuel Heitor, que lançará a iniciativa ‘Portugal New Space Entrepreneurship Initiative 2030’, explicita o Instituto.

Este programa visa “criar para Portugal uma estratégia para mobilizar diversos sectores da sociedade para o Espaço, potenciando novas oportunidades de cooperação institucional, industrial e internacional e contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e competitivas no mercado internacional”.

No concerto de celebração do aniversário dos 50 anos do Homem na Lua, agendado para as 21h15, Júlio Resende apresentará temas do seu mais recente álbum – ‘Cinderella Cyborg’ –, projecto no qual o pianista e compositor português “conta a história da relação do homem com a máquina e todas as coisas que esse amor pode gerar”, incluindo ‘Let’s go the moon again’, durante o qual o som do piano se funde com a gravação da voz de Neil Armstrong”.

Criado pela UC, em 1991, o IPN é uma “instituição privada sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo”.

O Instituto coordena o Centro de Incubação da Agência Espacial Europeia em Portugal (ESA BIC Portugal), um dos vinte centros de incubação da Agência Espacial Europeia a nível europeu, onde são apoiadas ‘startups’ que “transfiram tecnologia espacial para setores terrestres, mas também novas empresas que pretendam entrar no mercado espacial comercial”.

‘Portugal New Space Evening: entrepreneurs meet space at the 50th anniversary of the man on the moon’ tem o apoio da UC, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Agência Nacional de Inovação, Ciência Viva e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com