Coimbra  27 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC: Vereadores do PSD participam de Manuel Machado à Inspecção Geral de Finanças

18 de Novembro 2020 Jornal Campeão: CMC: Vereadores do PSD participam de Manuel Machado à Inspecção Geral de Finanças

Os dois vereadores do PSD na Câmara de Coimbra (CMC) anunciaram, hoje, que enviaram uma participação à Inspecção Geral de Finanças a propósito de uma decisão do presidente do Município, Manuel Machado.

Segundo Madalena Abreu e Paulo Leitão, “em sequência da ausência de respostas satisfatórias para a prática do acto de não designação da candidata escolhida pelo júri para a Direcção do Departamento Jurídico do Município de Coimbra, na última reunião de Edilidade, os vereadores do PSD decidiram participar a prática deste acto à Inspecção Geral de Finanças, dado entenderem ser violadora das disposições legais”.

“Recorda-se que, sem qualquer motivo ou fundamentação plausível, Manuel Machado decidiu por despacho datado do dia 24 de Setembro de 2020, não designar a candidata escolhida pelo júri, podendo assim colocar em causa a independência técnica dos pareceres exarados por esta unidade orgânica”, consideram os vereadores social-democratas.

Os dois autarcas justificam a apresentação do assunto às “autoridades competentes”, por consideraram que “existem reais dúvidas sobre a legalidade do acto praticado, bem como os possíveis motivos e interesses que poderão estar por de trás deste tipo de decisão”.

“As estas acrescem as dúvidas relacionadas sobre a possibilidade do presidente da Câmara poder abrir ‘ad aeternum’ novos concursos até um eventual júri acertar no candidato da sua preferência, bem como se pode o candidato preterido pelo júri continuar a exercer o cargo de Direcção do Departamento Jurídico, em regime de substituição”, acrescentam.