Coimbra  3 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC vai criar ligação da Circular Externa ao Monte Formoso para aliviar Casa do Sal

25 de Outubro 2020 Jornal Campeão: CMC vai criar ligação da Circular Externa ao Monte Formoso para aliviar Casa do Sal

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, segunda-feira, o projecto de execução de uma nova via de ligação da Circular Externa ao Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers, no sentido ascendente.

A CMC pretende, assim, construir uma nova via de ligação, no sentido ascendente, da Circular Externa à urbanização do Monte Formoso, na rua Cidade de Poitiers. O investimento previsto para este projecto é de cerca de 300 000 euros e o objectivo é permitir que as viaturas que circulam neste sentido de trânsito não necessitem de passar no nó da Casa do Sal, ajudando assim a aliviar os constrangimentos que são frequentes neste local.

O projecto prevê também a construção de muros de suporte, rails de protecção, nova iluminação pública, o prolongamento do passeio existente na Circular Externa, junto à Casa do Sal, até à zona das bombas de gasolina. Para permitir esta intervenção terão de ser realizadas também adaptações num emissário de águas residuais.

Em paralelo, a autarquia vai estudar a viabilidade da construção de uma passagem superior à Circular Externa, com início sensivelmente a meio desta nova via agora projectada, para ligar a urbanização aos jardins da Casa do Sal. Seria, por isso, uma passagem pedonal e ciclável e permitiria a aproximação da população residente no Monte Formoso ao jardim, tornando-o num local de passagem e de ligação com a rede de ciclovias e a Mata Nacional do Choupal, na avenida Cidade Aeminium.