Coimbra  3 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC vai adquirir mais 1 150 equipamento informáticos para ensino online

8 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: CMC vai adquirir mais 1 150 equipamento informáticos para ensino online

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) tem cerca de 1 300 equipamentos informáticos cedidos, a título de empréstimo, e prepara-se para adquirir mais 1 150 equipamentos (internet e computadores portáteis).

Conforme anunciou, hoje, na reunião do Executivo municipal, o presidente da CMC, Manuel Machado, a Câmara está a adquirir mais 650 computadores portáteis e mais 500 acessos à Internet.

Já em Abril do ano passado, no início do terceiro período do ano lectivo em formato online, a autarquia começou a disponibilizar equipamentos informáticos aos alunos que deles necessitavam, de forma a assegurar igualdade de oportunidades no acesso à educação, sendo mais de 930 tablets e mais de quatro centenas de acessos banda larga à Internet.

A CMC disponibiliza gratuitamente, ainda, uma plataforma online de apoio ao ensino à distância, a E@D.Coimbra (https://ead.cm-coimbra.pt/), a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público do concelho.

Antecipando alguma dificuldade sentida pelos encarregados de educação no que respeita ao acesso e funcionamento da plataforma, a CMC vai promover uma sessão de apresentação e de esclarecimentos. A sessão é gratuita e terá lugar no próximo dia 11 de Fevereiro, pelas 19h00, podendo inscrever-se através do link: http://bit.ly/EDCoimbra-sessao. Uma sessão semelhante, mas dirigida aos professores, decorrerá no mesmo dia, mas pelas 17h00.

Esta plataforma de ensino à distância é disponibilizada a todos os alunos e professores do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino público do concelho de Coimbra e possibilita o trabalho em rede, em ambiente fechado e seguro, facilitando a partilha de conteúdos e a interacção necessária ao desenvolvimento de actividades educativas bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes.

Segundo a CMC, trata-se de “uma plataforma que integra recursos educativos e pedagógicos que permitem criar um ambiente inovador, interactivo e estimulante, com centenas de actividades multimédia, intera tivas e dinâmicas, para serem utilizadas em casa, através das quais as crianças poderão aprender ao seu ritmo e de forma criativa”.