Coimbra  18 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC: Sondagem dá “empate técnico” entre Machado e Ramos

24 de Setembro 2017

Uma sondagem, divulgada hoje, aponta para “empate técnico” entre Manuel Machado (PS) e Jaime Ramos (PSD) para a liderança do Município de Coimbra.

Efectuado pela empresa Aximage para o Correio da Manhã, o estudo de opinião atribui a Machado 28,70 por cento das intenções de voto e a Ramos 25,70 por cento.

A diferença está dentro da margem de erro admitida pela Aximage.

Ao movimento “Somos Coimbra”, liderado por José Manuel Silva, e ao movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), cujo cabeça de lista é Jorge Gouveia Monteiro, a sondagem atribui, respectivamente, 13,40 por cento e 8,10 por cento das intenções de voto, cabendo 7,20 por cento à CDU (Francisco Queirós).

A abstenção foi estimada em 51,10 por cento e a cifra de eleitores indecisos em 8,40 por cento, tendo-se verificado da parte das pessoas inquiridas uma taxa de resposta de 78,80 por cento.

O estudo de opinião abrangeu 600 entrevistas efectivas (270 a homens e 330 a mulheres), via telefone, sendo “a proporcionalidade pelas variáveis de estratificação obtida após reequilibragem amostral”.

Um exemplar da sondagem está depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Mediante uma comparação eminentemente linear com os resultados de 2013, verifica-se que o Partido Socialista perde um mandato, o mesmo podendo acontecer à coligação de Centro-Direita (“Mais Coimbra”) apesar de, em 2017, ela englobar o CDS/PP, partido que, há quatro anos, concorreu autonomamente.

Segundo o estudo de opinião da Aximage, o PS alcança quatro mandatos, num universo de 11, cabendo três ou quatro a “Mais Coimbra” (PSD – CDS/PP – PPM -MPT), um ou dois a “Somos Coimbra”, um a CpC e outro à CDU.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com