Coimbra  14 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC quer investir em mais 14 autocarros 100 por cento eléctricos

22 de Julho 2019

A Câmara de Coimbra analisa e vota, hoje, uma proposta para a abertura de um concurso público para a aquisição de 14 autocarros 100 por cento eléctricos, com um preço base de 4,7 milhões de euros.

O concurso “prevê a aquisição de cinco autocarros eléctricos ‘standard’ e nove mini-autocarros eléctricos, bem como os respectivos carregadores de baterias”, refere a autarquia liderada por Manuel Machado, que, através dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), promoveu mais uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

O objectivo é o de “renovar a frota com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir, assim, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos”.

Estas viaturas vão também servir para reactivar o serviço da Ecovia, informou o presidente da Câmara, em 20 de Junho, na apresentação dos 10 primeiros autocarros 100 por cento eléctricos.

Nos últimos cinco anos, a Câmara de Coimbra adquiriu mais de 40 autocarros (sendo dois híbridos e 10 eléctricos), num “investimento de cerca de nove milhões de euros, para além de suportar integralmente o custo social dos transportes, um encargo superior a nove milhões de euros anuais”.

Na reunião de hoje, a Câmara analisa e vota “uma proposta para a implementação de um Laboratório de Experimentação Municipal em Coimbra, que opere directamente com o Laboratório de Experimentação (LabX) criado pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P (AMA), que tem trabalhado para melhorar os serviços da Administração Pública, nomeadamente através do Simplex”.

“Agora o LabX vai trabalhar para ajudar a Câmara de Coimbra a implementar projectos semelhantes que melhorem os serviços municipais. A proposta passa pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a AMA e o Município”, explica a Câmara.

O apoio financeiro à Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra – Núcleo de Rugby, no valor de 8 000 euros, para a participação da equipa no Campeonato de Clubes Europeus de Touch Rugby – Inglaterra 2019 e dois Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências para 2019 para a União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela e para a Junta de Freguesia de Torres do Mondego, num investimento superior a 96 000 euros vão igualmente a análise e votação.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com