Coimbra  18 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC quer atribuir Medalha de Ouro à Filarmónica União Taveirense

24 de Junho 2019

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, hoje, a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade à Filarmónica União Taveirense, por ocasião dos seus 150 anos.

“Considerando a relevância cultural da Filarmónica União Taveirense, o seu trabalho em prol da comunidade e do território envolvente, o seu contributo para a educação musical, o seu empenho na valorização e promoção da música, a sua colaboração ativa com o Município de Coimbra e os seus 150 anos de vida e actividade, tenho a honra de propor a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade de Coimbra à Filarmónica União Taveirense”, refere a vereadora da Cultura, Carina Gomes, na proposta que vai ser analisada.

Fundada a 21 de Abril de 1869, na Vila de Taveiro, pelo padre João Pessoa Godinho e Duarte Mello (conde de Taveiro), a Filarmónica União Taveirense é uma das mais antigas do país, celebrando, em 2019, 150 anos de actividade contínua.

A vereadora da Cultura destaca alguns momentos da longa vida da Filarmónica, nomeadamente, em Abril de 2016, a colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra no espectáculo de abertura ao público do requalificado Convento São Francisco, tendo participado com diversas formações na peça “Dos Bichos”, inspirada na obra de Miguel Torga e protagonizada pela Companhia O Bando.

“Actualmente, a Banda dispõe de um potencial humano e artístico bastante rico, na sua maioria jovem e com grande formação e curriculum musical, que lhe permite apresentar trabalhos bem elaborados e exigentes em várias salas do país, como a Casa da Música, o Convento São Francisco e o Teatro da Trindade”, salienta Carina Gomes.

Ao longo dos últimos anos a Filarmónica União Taveirense tem recebido vários prémios e distinções, como a Comenda de Ordem de Benemerência, pela Presidência da República em 1969; a Medalha de Mérito Cultural, pela CMC em 1995; e a declaração como Instituição de Utilidade Pública, em 1997.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com