Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC prevê alargar âmbito dos transportes escolares

21 de Junho 2019

A proposta que vai à reunião de Câmara Municipal de Coimbra (CMC) de segunda-feira (dia 25) prevê o alargamento da gratuitidade dos transportes escolares aos alunos que frequentem o pré-escolar das IPSS que tenham acordo com a Segurança Social.

Para o ano lectivo de 2019/2020 estima-se que o plano de transportes escolares municipais abranja cerca de 8 400 alunos do concelho, o que corresponde a um aumento de 24,2 por cento de utilizadores em relação ao ano em curso e que signifique um investimento de 3,4 milhões de euros.

O plano continua a prever, à semelhança deste ano lectivo, a gratuitidade do serviço para todas as crianças e jovens que frequentem o pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário da rede pública concelhia, mas este ano traz uma novidade: a gratuitidade também para os alunos que frequentem o pré-escolar da rede solidária, isto é, Instituições Particulares de Solidariedade Social que tenham acordo de cooperação com o Instituto de Segurança Social.

Está, ainda, assegurada a gratuitidade do serviço aos alunos com dificuldades de locomoção que beneficiem de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância da sua residência aos estabelecimentos de ensino que frequentam.

Todos estes alunos poderão utilizar as carreiras públicas de transportes colectivos que sirvam os locais dos seus estabelecimentos de ensino e residências ou, no caso de serem alunos do 1.º ciclo de ensino básico de escolas suspensas nos últimos quatro anos, podem utilizar os circuitos específicos criados para o efeito.

A candidatura ao programa municipal de transportes escolares deve ser efectuada através da plataforma de gestão educativa municipal, pelos encarregados de educação, ou pelos alunos com mais de 18 anos, efectuando o ‘login’ e introduzindo a palavra passe.

Caso o encarregado de educação/alunos com maioridade não tenham esse ‘login’ e a palavra passe de acesso, essa deve ser solicitada à Divisão de Educação e Acção Social da CM Coimbra, através dos números 239857500/ 239854290 ou do email educacao@cm-coimbra.pt.

A apresentação de candidaturas decorre desde o dia 01 de Julho ao dia 16 de Agosto de 2019.

A CMC refere, ainda, que vai investir mais de 3,4 milhões de euros em apoio social escolar, distribuídos da seguinte maneira: 3,1 milhões euros para refeições (almoços e lanches), 130 000 euros para cadernos de exercícios, 20 000 euros para material escolar de desgaste, 94 000 euros para apoio às actividades de complemento curricular, 100 00 euros para material didáctico e equipamento técnico e pedagógico e 20 500 euros para apoio de comunicação de voz. No total, a autarquia vai investir aproximadamente 6,8 milhões de euros para reforçar a acção social escolar no próximo ano lectivo.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com