Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC: Presidente assume associativismo cultural que era do vereador Carlos Lopes

2 de Maio 2022

O presidente da Câmara de Coimbra confirmou, esta segunda-feira, que assumiu as competências relativas ao associativismo cultural que estavam delegadas no vereador Carlos Lopes.

José Manuel Silva, questionado por vereadores do PS, referiu que tomou essa decisão, publicada em edital, por forma a “conferir maior eficácia à gestão da actividade municipal e celeridade na tomada de decisões”, uma vez que tinha o pelouro da Cultura.

Carlos Lopes (PSD), de acordo com o despacho do presidente da Edilidade, “mantém as funções até ao momento exercidas na área do associativismo, salvo no que respeita ao associativismo cultural, que passa a depender directamente do presente signatário [José Manuel Silva]”.

A área cultural foi alvo de polémica na reunião de Câmara, com os vereadores da oposição socialista a contestarem o procedimento de atribuição de um apoio financeiro de 25.000 euros à CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – destinado à realização do VII Ciclo de Concertos de Coimbra, entre 5 e 8 de Maio em vários espaços da cidade.

O presidente da Câmara, da coligação Juntos Somos Coimbra, justificou a concessão do apoio dada a valia da associação e dos concertos, já na 7.ª edição, e com o apoio da Direcção-Geral de Artes.

Para ultrapassar o diferendo, o presidente da Câmara decidiu adiar para a próxima reunião da Edilidade a apreciação do apoio, aprofundando a instrução do processo.