Coimbra  20 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC: Obras em Almalaguês, Cernache, Torres do Mondego, Ceira, Assafarge e Antanhol

16 de Outubro 2020 Jornal Campeão: CMC: Obras em Almalaguês, Cernache, Torres do Mondego, Ceira, Assafarge e Antanhol

Almalaguês, Cernache, Torres do Mondego, Ceira e Assafarge e Antanhol são as freguesias para as quais a Câmara de Coimbra delegou competências em obras que totalizam 269 mil euros.

A Junta de Freguesia de Almalaguês vai receber 54.679 euros da Câmara de Coimbra, verba que vai permitir a execução de valetas em calçada em Anaguéis, na Rua da Catraia e Rua Principal, no valor de 19.000 euros, e avançar com a primeira fase da obra de construção da via de ligação da Rua do Vale à Rua Fonte do Calvo, no valor de 35.679 euros.

Já a Junta de Freguesia de Cernache vai receber 56.158 euros, verba que vai permitir a realização de três obras: a pavimentação da Rua das Quintas (Telhada), no valor de 24.658 euros; a construção de uma valeta na Rua da Boavista, no valor de 10 mil euros; e a construção de passeio na Rua da Salema (Vila Nova), no valor de 21.500 euros.

Por sua vez, a Junta de Freguesias de Torres do Mondego vai receber 45.157 euros para a conservação do edifício sede e remodelação do adro da Junta de Freguesia.

Já a Junta de Freguesia de Ceira vai receber 49.825 euros, uma verba destinada à construção de um parque infantil e geriátrico em Ceira, junto ao edifício da Junta de Freguesia.

Por último, a União de Freguesias de Assafarge e Antanhol vai receber 63.087 euros, com a verba a destina-se a quatro intervenções: a requalificação da Rua de S. Domingos, na Cegonheira, pelo valor de 19.837 euros; a construção de um parque de merendas e parque geriátrico na Abrunheira, no valor de 12.500 euros; a requalificação do parque infantil e colocação de máquina geriátrica na Palheira, no valor de 13.750 euros; e a construção de passeio na Rua Nova, em Assafarge, no valor de 17 mil euros.

A Câmara de Coimbra recorda que, no dia 08 de Outubro, o presidente Manuel Machado reuniu com os presidentes da União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, da União das Freguesias de São Martinho de Árvore e Lamarosa e da Junta de Freguesia de Almalaguês, respectivamente Jorge Veloso, Fernando Abel, Manuel Veloso e António Coelho, e ficaram finalizados os processos para a transferência de competências da CMC para estas freguesias, com posterior submissão aos respectivos órgãos deliberativos.

Em curso estão, ainda, negociações com diversas outras freguesias que se demonstraram interessadas.