Coimbra  19 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC investe 193 mil euros em Souselas e Botão, São Martinho e Ribeira de Frades

2 de Julho 2023 Jornal Campeão: CMC investe 193 mil euros em Souselas e Botão, São Martinho e Ribeira de Frades

O Executivo Municipal de Coimbra delibera, segunda-feira, sobre as obras apresentadas pela União de Freguesias (UF) de Souselas e Botão e pela UF de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.

O contrato interadministrativo com a UF de Souselas e Botão totaliza 71.615 euros e compreende duas obras. A primeira, a “Requalificação do campo de jogos junto à Biblioteca de Souselas”, pressupõe um investimento de 40 mil euros. Actualmente, o campo de jogos encontra-se sem as condições ideais para a população usufruir do equipamento na sua plenitude, sendo necessário dotar o campo com iluminação e aplicar vedação.

A segunda obra é fase 2 da “Repavimentação da Rua Frei Francisco de Macedo” (entre a Igreja de S. Sebastião e a antiga escola primaria), no Botão, com um investimento de 31.615 euros, de forma a dar continuidade à primeira fase da obra, de 2021, que, por necessidade, vê reforçada a dotação em 20 mil euros, na sequência da alteração proposta pela UF, que pretende substituir a “Repavimentação do Beco do Canto e da Rua Flor das canetas – Sargento-Mor” para reforçar a verba da primeira fase da rua Frei Francisco de Macedo.

A intervenção proposta no contrato deste ano para esta rua consiste na construção do prolongamento do mesmo sistema de drenagem de águas pluviais e da utilização do mesmo tipo de revestimento superficial aplicado nas bermas, no troço da rua Frei Francisco de Macedo, entre o Largo da Igreja e a sede da União das Freguesias. Deste modo, os materiais aplicados no espaço público irão garantir uma melhoria das condições de escoamento de águas pluviais, de conforto e de segurança ao nível da mobilidade. O arruamento será um espaço público mais urbano e uniforme.

Também para apreciação e votação vai a proposta de alteração ao contrato interadministrativo, referente a obras deste ano, proposto pela UF de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, que abdicou da obra “Requalificação da Rua e Travessa João Serrano em Espírito Santo das Touregas”, no valor de 23.422 euros, substituindo-a pela obra “Construção de muro de contenção na Rua das Coalhadas em Espírito Santo das Touregas”, com o mesmo valor.

A esta obra junta-se ao contrato a celebrar este ano a “Construção de ossários e columbários no Cemitério de São Martinho do Bispo”, com um investimento de 13 mil euros, e a “Requalificação da Rua Principal de Montesão em Bencanta, Travessa da Serração em Pé de Cão, Rua e Travessa Adelino Baptista em Ribeiro da Póvoa e Beco n.º 2 da Rua Santa Eufémia em Ribeira de Frades”, com o valor de 85 mil euros. No total, o investimento na UF de São Martinho do Bispo, no que concerne ao quadro de obras para 2023, é de 121.422 euros.