O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) realçou, hoje, o contributo das associações desportivas para o desenvolvimento local, numa sessão em que foi formalizado o apoio de 400 000 euros a 54 destas entidades.
As colectividades do sector do desporto realizam “um trabalho notável para a harmonização da cidade” e do concelho, declarou Manuel Machado.
O autarca do PS e também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses disse que, desde 2014, a Câmara de Coimbra tem apostado na criação de “uma base de confiança recíproca” na sua relação com as associações desportivas e culturais, que se candidatam antecipadamente aos apoios camarários para cada ano.
Além da celebração de contratos-programa com 54 entidades, no salão nobre da autarquia, que totalizam 400 000 euros de apoio relativo à época 2015-2016, foram firmados acordos com 10 destas associações que permitem a utilização gratuita de espaços em três equipamentos desportivos municipais.
Tais protocolos abrangem o uso do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, o Estádio Municipal de Taveiro e o Campo Municipal da Arregaça, o que traduz uma ajuda anual estimada em 220 000 euros.
Em causa está o valor das taxas de cujo pagamento “a autarquia prescinde pela cedência dos espaços”, afirma a Câmara de Coimbra.
A autarquia “aposta numa política desportiva de apoio e ajuda às colectividades, para que estas possam disponibilizar à população os melhores espaços de lazer e infraestruturas desportivas, oferecer as melhores condições para a prática desportiva e, ainda, aumentar o número de praticantes, quer no desporto informal, quer no federado”, sustenta o Município.
Dos 400 000 euros de ajuda financeira directa hoje atribuídos, 90 000 euros destinam-se à melhoria das instalações desportivas, 120 000 são para “reconhecimento da formação desportiva” e 100 000 para “confirmação de prestação desportiva”, sendo a verba restante para diferentes finalidades.