Coimbra  15 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC distinguiu atletas e clubes campeões das duas últimas épocas

25 de Julho 2019

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) reconheceu o esforço dos atletas e dos clubes que, nas épocas desportivas 2016/2017 e 2017/2018, se distinguiram pela conquista de títulos, através da entrega de medalhas de Mérito Desportivo.

Manuel Machado felicitou, ontem, todos pelos “feitos notáveis que a Câmara Municipal enaltece, saúda e agradece também”, exortando a que continuem, “pois têm sido porta-bandeiras importantes da cidade um pouco por todo o país e o mundo”.

O vereador do Desporto, Carlos Cidade, também esteve presente na cerimónia, onde foram ainda assinados vários contratos-programa de apoio, num valor global de cerca de 125 000 euros.

O critério adoptado para a atribuição das distinções foi o seguinte: campeões nacionais, vencedores de taças de Portugal, atletas que alcançaram subidas aos campeonatos nacionais e taças nacionais ou que obtiveram resultados desportivos relevantes em competições internacionais oficiais, bem como aqueles que estabeleceram recordes nacionais.

Nesse sentido, foram atribuídas medalhas de Mérito Desportivo a centenas de atletas de Coimbra, nas modalidades de golfe, canoagem, kickboxing e muaythai, equestre, basquetebol, remo, judo, automobilismo e karting, triatlo, atletismo, bilhar, xadrez, ginástica, ténis, natação, desporto para deficientes (tricicleta e boccia), bridge, pentatlo moderno, badminton, rugby, karaté, halterofilismo e damas.

Na mesma cerimónia foram ainda assinados vários contratos-programa de apoio ao desporto, nomeadamente o que formaliza a atribuição de apoio financeiro de 40 000 euros para a realização do Campeonato da Europa de Kayak Polo. Um evento coorganizado pela autarquia e pela Federação Portuguesa de Canoagem, que decorrerá entre os dias 26 de Agosto e 01 de Setembro, junto ao Parque Verde do Mondego, e que deverá contar com a participação de cerca de 50 equipas de 20 países.

O apoio financeiro da CM Coimbra às associações e clubes desportivos que viram as suas candidaturas ao Regulamento Municipal Tóquio 2020 validadas foi também, ontem, formalizado. Assim, vai ser atribuída uma verba de 28 000 euros euros à Associação Académica de Coimbra (AAC), que candidatou, através da Secção de Ginástica, a atleta Joana Dinis Abrantes, e através da Secção de Judo, os atletas Catarina Martins de Mesquita Paiva Costa, Francisco Luís Simões Mendes e Francisco Martim Fernandes Duarte Cortez Rovira.

Vai ser também atribuída uma verba de 13 000 euros ao Centro de Cultura e Desporto Judo Clube de Coimbra, que candidatou os atletas Jorge Alberto Ferreira Fernandes, Joana Maria Redondo Diogo e André João Redondo Diogo.

Recorde-se que o Regulamento Municipal Tóquio 2020 define os requisitos e as condições dos apoios financeiros a atribuir pela CM Coimbra a associações e clubes desportivos do concelho que tenham atletas integrados nos Programas de Alto Rendimento das Federações de Modalidades Olímpicas e Paraolímpicas e no Projecto Olímpico e Paraolímpico do Comité Olímpico e Paraolímpico de Portugal.

O objectivo da autarquia é assegurar as melhores condições a esses atletas, para que consigam obter os mínimos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Tóquio 2020 e a sua melhor prestação nesse evento multidesportivo mundial.

Na cerimónia foram, ainda, assinados os contratos de apoio às associações e clubes que integraram o programa desportivo da Queima das Fitas 2019 (13 500 euros à AAC); e o programa desportivo das Festas da Cidade de Coimbra 2019 (1 000 euros à Secção de Natação da AAC; 2 000 euros às Rocket Dolls Roller Derby Coimbra; 2 500 euros à Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno; 2 000 euros à Quinta das Lágrimas Clube de Golfe; 2 000 euros ao Clube de Ténis de Coimbra; 1 000 euros à Federação Portuguesa de Bridge; 500 euros ao Clube de Aeromodelismo de Coimbra; 2 500 euros à União das Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas; 7 000 euros ao Centro Hípico de Coimbra; 500 euros ao Clube de Veteranos de Atletismo de Coimbra; 1 000 euros ao CAD-Associação Coimbra Basquete).

Por fim, foi também formalizado o apoio financeiro da CM Coimbra, aprovado na reunião do executivo da passada segunda-feira, à Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária de Coimbra – Núcleo de Rugby, no valor de 8 000 euros, para a participação da equipa no Campeonato de Clubes Europeus de Touch Rugby – Inglaterra 2019, que se realiza nos próximos dias 03, 04 e 05 de Agosto.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com