Coimbra  25 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC contempla 106 associações culturais para actividade permanente

26 de Junho 2018

 Jorge Alves (vereador), ladeado pela representante de O Teatrão e pela autarca Carina Gomes

Uma centena de associações culturais de Coimbra (106) acabam de receber da Câmara local 363 000 euros ao abrigo de atribuição de apoio municipal para a actividade permanente.
A autarquia concedeu, por outro lado, 435 000 euros a entidades incumbidas de gerir equipamentos culturais municipais (Orquestra Clássica do Centro, O Teatrão, Encontros de Fotografia e Escola da Noite).
Em cerimónia realizada, segunda-feira (25), nos Paços do Concelho, a Câmara Municipal entregou à OCC e a O Teatrão apoios pontuais, no montante de 25 000 euros cada, para a concretização de projectos educativos e sociais nas áreas da música e do teatro.
A OCC prossegue com as iniciativas “Na música todos contam” e “A Orquestra vai à escola”, cabendo a O Teatrão dar continuidade a um projecto educativo, tratando-se de programas dirigidos a crianças de jardins-de-infância e escolas do primeiro ciclo do ensino básico da rede pública e a idosos de instituições particulares de solidariedade social (IPSS’s).
A Câmara conimbricense formalizou, ainda, a concessão de apoios financeiros pontuais a cinco associações culturais, no valor de 74 000 euros, e a 16 colectividades desportivas ou de lazer.
As candidaturas no âmbito de apoio financeiro municipal ao associativismo cultural para a actividade permanente registaram, este ano, o seu maior número, sendo as entidades contempladas (106) mais 19 do que as de 2017.
Da centena de associações abrangidas, 40 desenvolvem actividade na área da música, 21 na da etnografia e folclore, seis na do teatro, duas no domínio das artes plásticas e visuais e 14 no segmento cultural e de recreio.
A Agência para a Promoção da «Baixa» de Coimbra e a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas contam-se entre as instituições destinatárias de apoios pontuais no âmbito do Programa Desportivo Municipal para a edição de 2018 das Festas da Cidade. Os apoios, que perfazem um montante de 79 500 euros, visam contribuir para a realização de 16 eventos desportivos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com