Coimbra  29 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC assegura alojamento a profissionais de saúde e protecção civil

24 de Março 2020 Jornal Campeão: CMC assegura alojamento a profissionais de saúde e protecção civil

A Câmara de Coimbra vai assegurar o alojamento em unidades hoteleiras da cidade aos profissionais de saúde e protecção civil, no âmbito da cooperação com outras entidades no combate à pandemia da Covid-19.

O Município vai “providenciar alojamento em unidades hoteleiras de Coimbra para acolher profissionais de saúde e protecção civil”, de acordo com um despacho do presidente da autarquia, Manuel Machado.

A medida surge “no âmbito da cooperação entre entidades, em conjugação de esforços para a efectivação do Plano de Contingência do Município”, que foi adoptado no dia 09 de Março, refere o documento.

Os profissionais de saúde, que “estão na primeira linha do combate à pandemia, devem poder optar por não regressar às suas casas depois do trabalho para não arriscar o contágio às suas famílias e população em geral”, sustenta o presidente da Câmara de Coimbra.

“O interesse público municipal de manter estes recursos humanos, que se têm dedicado e empenhado, activos, saudáveis, concentrados e disponíveis para continuar a prestar os cuidados de saúde necessários à população”, afirma ainda o autarca, na justificação.

Esta “aquisição de serviços de alojamento”, suportada pela Câmara, resulta de um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e é feita em articulação com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Instituto Português de Oncologia de Coimbra.