Coimbra  23 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC aprovou duas soluções incompatíveis, diz o Somos Coimbra

8 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: CMC aprovou duas soluções incompatíveis, diz o Somos Coimbra

O movimento Somos Coimbra aponta que o executivo socialista da Câmara Municipal (CMC) “cometeu a proeza de aprovar dois desenhos incompatíveis” para a Praceta Mota Pinto, num “curto espaço de tempo e em ambos os casos de forma enganadora” para os restantes elementos.

“Em Outubro de 2019, aquando da discussão do estudo prévio da linha do Hospital do Metrobus, o PS propôs a aprovação da solução desenvolvida pelas Infraestruturas de Portugal, forçando a sua aprovação sem dar acesso aos correspondentes estudos”, refere o Somos Coimbra (SC).

“Já recentemente, em Janeiro de 2020, e com base num estudo de tráfego falso, o PS voltou a fazer aprovar um novo reordenamento para a Praceta Mota Pinto, tal como foi referido pelo Somos Coimbra”, acrescenta o movimento.

Segundo o SC, “caricaturalmente, as duas soluções para o mesmo local são incompatíveis” e questiona qual a solução que vai prevalecer para a Praceta Mota Pinto”.

O movimento recorda, também, que “em ambas as votações o PSD votou favoravelmente os projectos da requalificação da Praceta Mota Pinto, mesmo sem ter tido acesso aos estudos referidos, apesar de ironicamente o reconhecer”.

O Somos Coimbra lamenta “a incompetência com o que o PS gere os destinos da autarquia, num profundo desrespeito pelos munícipes e com uma enorme falta de transparência” e entende que o PS “está a meter o pau na roda no projecto do Metro Mondego, ao aprovar duas soluções conflituantes para o mesmo local”.

Para não ficarem dúvidas, o Somos Coimbra ressalva que “tem insistido permanentemente na relevância que o projecto do MetroBus assume para a cidade, seja pelo potencial de transformação de hábitos de mobilidade, seja pela oportunidade que o mesmo assume na transformação do espaço público urbano”.

CMC 1 aprova soluções incompatíveis

Projecto aprovado para em reunião de Câmara, a 07 de Outubro de 2019

CMC 2 aprova soluções incompatíveis

Projecto aprovado para em reunião de Câmara, a 13 de Janeiro de 2020