Coimbra  17 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

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CMC apoia pré-escolar e 1.º CEB com 200 000 euros

29 de Maio 2019

Com o ano lectivo 2018/2019 prestes a terminar, o presidente da Câmara de Coimbra formalizou o apoio, de 203 100 euros, ao funcionamento dos estabelecimentos de educação do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública.

Segundo anunciou, hoje, o Município, o apoio refere-se às telecomunicações, material didáctico, funcionamento e contempla verbas para as actividades de complemento curricular, tais como visitas de estudo, previsto no Plano de Acção Social Escolar.

O acto, presidido, ontem, por Manuel Machado, formaliza a verba que será entregue aos seis Agrupamentos de Escolas do concelho, que se fizeram representar pelos directores ou subdirectores, abrangendo um total de 4 791 crianças (932 do pré-escolar e 3 859 do 1.º CEB).

“A autarquia vai, assim, suportar o custo médio do telefone, que se fixa em 14,5 euros/mês, e do acesso à Internet, de 21 euros/mês, dos jardins-de-infância e escolas do 1.º CEB da rede pública, num total de 19 926 euros para as telecomunicações”, refere a Câmara.

Relativamente à comparticipação financeira das despesas com o material didáctico e o equipamento de apoio ao funcionamento do pré-escolar e do 1º CEB, a proposta tem em conta o número de crianças de cada estabelecimento e cifra-se no montante global de 87 354 euros para o ano lectivo 2018/2019. Uma verba que é calculada tendo em conta o valor anual fixado para cada aluno, de 18 euros, sendo que no caso de alunos que integrem Centros de Apoio à Aprendizagem duplica (36 euros).

No que diz respeito ao apoio às actividades de complemento curricular dos 4 791 alunos do pré-escolar e do 1.º CEB da rede pública concelhia, que se integra no Plano de Acção Social Escolar para este ano lectivo, está previsto um apoio no valor global de 95 820 euros.

O montante destina-se a garantir as visitas de estudo a todos os alunos do pré-escolar e o 1.º CEB da rede pública concelhia, actividade que a CM Coimbra considera ser “uma mais-valia no processo de ensino e aprendizagem, favorecendo a aquisição de conhecimentos através da interligação entre a teoria e a prática, a escola e a realidade”.

 

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