Coimbra  25 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC apoia com 58 700 euros o Clube de Tempos Livres de Santa Clara

15 de Dezembro 2016 Jornal Campeão: CMC apoia com 58 700 euros o Clube de Tempos Livres de Santa Clara

Com as obras na recta final, o Clube de Tempos Livres de Santa Clara, em Coimbra, recebeu ontem (14), a visita do presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, para assinar um acordo que prevê um apoio de 58 788 euros.

Esta ajuda destina-se a “comparticipar a edificação do imóvel e respectiva aquisição de mobiliário e equipamento”, refere a autarquia.

O novo espaço, situado na rua de Augusto Matos, em Santa Clara, vai proporcionar respostas sociais nas áreas de creche, centro de dia e serviço de apoio domiciliário, apoios que, hoje em dia, o Clube não consegue prestar.

As freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas são as áreas abrangidas por esta IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), sendo que na União de Freguesias não existe, actualmente, nenhuma entidade que preste o serviço de centro de dia, “e mesmo as respostas de creche e apoio domiciliário são consideradas insuficientes pelos serviços da CMC”, salienta a autarquia.

O Município já antes havia cedido o terreno para a construção do novo espaço (com 600 metros quadrados e uma área de construção de 339 metros quadrados), gratuitamente, por um período de 50 anos.

O novo equipamento social do Clube representa um custo total de 336 312,45 euros, valor que já inclui a edificação e aquisição de equipamento/mobiliário. Anteriormente a instituição já tinha recebido um apoio de 95 400 euros (5 000 euros concedidos pela Câmara Municipal para execução de acessos e 90 400 euros pela Segurança Social, através do Programa Fundo de Socorro Social).

“Este é mais um passo para o Clube de Tempos Livres na edificação do seu equipamento social que cada vez mais acreditamos, irá servir muito bem a população da freguesia de Santa Clara mas também de Coimbra, com a certeza de que estamos a contribuir para que este projecto, que é também da autarquia, se concretize”, afirmou Rosa Moreira, presidente da Direcção do Clube,

Manuel Machado destacou a importância de “pôr este equipamento a funcionar o mais rapidamente possível, contudo, sem galgar etapas, para que jovens de todas as idades possam dele usufruir”, deixando a garantia de que, “se for necessária ajuda complementar” a autarquia estará presente. “Estamos a apoiar um trabalho que é útil à comunidade, aos que moram aqui e aos que moram em Coimbra, onde as pessoas têm possibilidade e oportunidades de viver condignamente”, referiu o autarca, considerando que este será um novo espaço “de esperança e acolhimento”.

A Direcção da instituição espera que nos próximos meses o edifício esteja concluído, passando depois para a fase de o equipar, se possível, a tempo de inaugurar as actividades no início do próximo ano lectivo (Setembro de 2017).

O Clube de Tempos Livres trabalha no apoio à infância e juventude, incluindo as crianças e jovens em perigo; à família; às pessoas idosas; à integração social e comunitária; e à protecção social dos cidadãos em casos de doença, velhice, invalidez e morte, bem como em todas as situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidades de trabalho. Actualmente, proporciona a dinamização de actividades de tempos livres/centro de apoio à família; actividades de enriquecimento curricular nas escolas de Santa Clara e a dinamização de campos de férias.