Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC apoia Centro Social de S. João, “Cavalo Azul” e Graça de S. Filipe

19 de Outubro 2018

Maria do Carmo Carvalho, do Lar da Graça de S. Filipe; Sérgio Vicente, da “Cavalo Azul”; Alcides Lopes, do Centro Social de S. João, com o presidente da Câmara, Manuel Machado, e o presidente da União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso

 

O Centro Social de S. João, o Lar da Graça de São Filipe e a Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (Cavalo Azul) receberam, hoje, um apoio financeiro por parte da Câmara Municipal de Coimbra para desenvolvimento dos seus projectos.

Os três contratos-programa têm um valor global de perto de 114 000 euros, que vão ser aplicados em projectos que as instituições têm a decorrer e que foram submetidos ao abrigo do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios Sociais.

O Centro Social de S. João recebeu um apoio financeiro de 90 335,82 euros, que se destina a comparticipar a construção do equipamento que levou à criação da “Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI)”. O lar, em funcionamento há alguns anos, acolhe cerca de 35 idosos, sendo ali desenvolvidas actividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 1988, oferece, ainda, as valências de Berçário/Creche, de um Jardim de Infância; Centro de Actividades de Tempos Livres; Centro de Dia; Serviço de Apoio Domiciliário; e, agora, a ERPI.

Alcides Lopes, presidente da Direcção do Centro, destacou a importância deste apoio, que “veio no momento certo” e é, também, “um reconhecimento da autarquia” ao trabalho ali desenvolvido.

No caso da Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência (Cavalo Azul) foi-lhe atribuído um

apoio financeiro no montante de 4 264,74 euros, que se destina a apoiar o projecto de aplicação de uma solução organizativa da sala polivalente e da sala de estar do Lar Residencial.

Para Sérgio Vicente, presidente da Cavalo Azul, esta é uma instituição com novas instalações e “adequadas à condição dos utentes”, contudo, os mesmos têm “necessidades específicas”, pelo que a organização da sala polivalente é, agora, uma prioridade.

O responsável garantiu que tudo tem de ser gerido “com muito rigor porque o orçamento é curto para fazer investimentos, pelo que este apoio é muito importante para os utentes”.

A Aldeia (Lar) Graça de S. Filipe recebeu uma comparticipação financeira de 18 995,63 euros, que se destina a comparticipar a aquisição de uma viatura que permita transportar os utentes.

A presidente da Direcção, Maria do Carmo Carvalho, afirmou que esta ajuda era “uma lufada de ar fresco” para a instituição, que tinha a necessidade de adquirir esta viatura, mas “não havia possibilidades”.

“Estas três instituições são exemplos daquilo que gostamos e temos o dever de apoiar sempre que possível”, disse Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, sublinhando as importantes actividades que desempenham e que “são merecedoras destes apoios”.

O autarca garantiu, ainda, que os montantes respectivos chegarão aos destinatários “o quanto antes”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com