Coimbra  21 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC apoia associações culturais e o Festival das Artes

21 de Junho 2019

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na reunião de segunda-feira (dia 24), uma proposta para a atribuição de apoios financeiros no valor global de 360 500 euros às associações culturais que se candidataram.

O apoio financeiro municipal ao associativismo cultural geral, para actividade permanente, vai contemplar 92 candidaturas, consideradas válidas, assim distribuídas: 31 na área da música (144 250 euros); duas na área da dança (1 500 euros); 21 na área da etnografia e folclore (38 000 euros); seis na área do teatro (43 500 euros); uma no cinema e audiovisual (3 000 euros); duas na área das artes plásticas e visuais (55 000 euros); 11 na área de cultura e recreio (39 750 euros); e 18 a outras associações cujas actividades evidenciam interesse cultural (35 500 euros).

A este valor acresce 900 000 euros de apoio a quatro entidades que gerem equipamentos culturais municipais (Orquestra Clássica do Centro, Escola da Noite, Encontros de Fotografia e O Teatrão), o que perfaz um apoio financeiro global de 1,2 milhões de euros às associações culturais no corrente ano.

70 000 para o Festival das Artes

Também à reunião do executivo da Câmara Municipal de Coimbra vai a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 70 000 euros, à Fundação Inês de Castro, para a organização da XI edição do Festival das Artes, que decorrerá entre os próximos dias 19 e 28 de Julho, e que este ano tem como tema “Luz & Sombras”.

O Festival das Artes 2019 mantém a aposta em áreas diversas, tais como a música, o teatro, a dança, o cinema, a fotografia, as artes plásticas, o património e a literatura. Trata-se de “um evento que ganhou um estatuto relevante no calendário cultural da região e do país”, lê-se no despacho da vereadora da Cultura, Carina Gomes.

O apoio prevê, também, a realização em coprodução entre a Fundação Inês de Castro e a CMC, de três espectáculos:

o concerto de abertura do Festival das Artes, que terá lugar no dia 19 de Julho, pelas 21h30, no grande auditório do Convento São Francisco, e será protagonizado pelo Ensemble Mediterrain, com a direcção de Bruno Borralhinho;

um concerto coral, que decorrerá no dia 21 de Julho, pelas 21h30, também no grande auditório do CSF e será protagonizado pela Camarata Atlântica, com direcção de Ana Beatriz Manzanilla;

um recitar de órgão e violoncelo barroco, interpretado por Avres Serva, com direcção de Nuno Oliveira, no dia 27 de Julho, pelas 21h30, na antiga igreja do Convento São Francisco.

O Festival das Artes 2019 conta, ainda, com a parceria da CM Coimbra na realização de outras actividades – tais como uma exposição de Juan Domingues, no Museu Municipal-Edifício Chiado, e a realização de um workshop de escrita com o escritor Afonso Cruz, no dia 27 de Julho, durante a tarde, na Casa da Escrita – bem como com o apoio técnico e logístico da autarquia a outras iniciativas do programa.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com