Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC apoia Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra com 50 mil euros

4 de Junho 2023 Jornal Campeão: CMC apoia Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra com 50 mil euros

A Câmara vai analisar e votar, na reunião de segunda-feira, um apoio no valor de 50 mil euros a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), através da assinatura de um protocolo, para a realização de iniciativas de dinamização.

O Município refere que vai continuar a promover a revivificação da Baixa da cidade, apoiando também financeiramente o desenvolvimento de actividades da APBC. Para 2023, o apoio tem um montante global de 50 mil euros, que vai permitir “a realização de algumas das iniciativas apresentadas no Plano de Actividades, que visam a promoção e a dinamização da Baixa de Coimbra”.

No âmbito do protocolo, a APBC compromete-se a realizar diversas actividades, como por exemplo: Visitas Guiadas ao Património da Baixa de Coimbra, em parceria com a companhia A Escola da Noite (dia 1,15 e 29 Julho e 2 de Setembro), a 10 Anos de Património – Visitas guiadas pelo Historiador João Santos Costa (dia 22 de Julho e outras datas a definir), a Noite Europeia dos Investigadores, em colaboração com a Universidade de Coimbra (dia 29 de Setembro) e a Semana de workshops de Danças Galegas (em parceria com Grupo Etnográfico e Folclórico da Associação Académica de Coimbra e A Escola da Noite).

A APBC deve, ainda, levar a cabo a acção Coimbra Dança – Festival de Danças, a iniciativa Petiscos&Rabiscos, o Cervejar Petiscar e Passear, o evento Castanh@&Companhia/Magusto da rua Direita, o Natal na Baixa ’23, uma Ação de pintura da Sé Velha até à Baixa, a Acção da Sé Velha até à Baixa – Motards Acrobático, o Encontro da Sofia II (3 de Junho), as Marchas Populares (16 de Junho) e o IV Festival de Sopas da Rua Direita (30 Junho a 1 de Julho).

Neste protocolo estão, também, incluídas actividades realizadas desde o início do ano, como o Dia da Leitura em voz Alta (1 Fevereiro), a Semana de São Valentim (1 a 17 Fevereiro), o Dia dos Namorados – Concerto com Combo do CPIJZ (14 Fevereiro), o Carnaval Grupo do Beco (18 a 19 Fevereiro), o Carnaval Rancho Folclórico da Tricanas – Baile Concerto – (20 de Fevereiro) e o Transcontinentalidade – Debate multidisciplinar, catálogos, exposição de fotografias de autor.

“A APBC, com o apoio de diversas entidades, tem desenvolvido actividades de cariz comercial, cultural, turístico, de animação e interação com o comércio local, em prol da dinamização e fomento do comércio tradicional e promoção da Baixa de Coimbra. Ao longo dos anos, a programação tem mantendo algumas acções que são já uma referência para os comerciantes e para o público em geral. A acção da APBC tem vindo a incidir em actividades que visam atrair público à Baixa de Coimbra” – reconhece a informação dos serviços municipais.