Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMC: Amaro prestes a ser indigitado pelo PSD

13 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: CMC: Amaro prestes a ser indigitado pelo PSD

Álvaro Amaro, líder do Município da Guarda, está prestes a ser indigitado para candidato do PSD, este ano, à presidência da Câmara de Coimbra, disse, hoje, fonte partidária ao “Campeão”.

O ex-ministro Miguel Poiares Maduro deverá encabeçar a lista social-democrata à Assembleia Municipal.

A probabilidade de ser Álvaro Amaro o principal opositor de Manuel Machado (PS) foi avançada, a 29 de Dezembro [de 2016], através da edição impressa do nosso Jornal.

A indigitação, tida como iminente, está à mercê de uma reunião do «estado-maior» do Partido Social-Democrata, a realizar, brevemente, em Lisboa.

A menos de um ano das próximas eleições autárquicas, o PSD tem permanecido amarrado à estratégia de Pedro Passos Coelho, que quer ter a última palavra sobre a escolha dos potenciais líderes dos 18 municípios cujas sedes correspondem a capitais de distritos.

A provável indigitação de Amaro, que presidiu à Câmara de Gouveia durante 12 anos (2002 – 13), agrada ao presidente da Comissão Política Distrital do PSD/Coimbra, Maurício Marques, e ao líder concelhio social-democrata conimbricense, Paulo Leitão. Os três têm-se reunido, amiúde.

O presidente da Câmara da Guarda não aceitou, porém, num primeiro momento, que o seu nome fosse escrutinado através de uma sondagem mandada efectuar pelo PSD.

A esse estudo de opinião, cujo desfecho não podemos noticiar por não se encontrar depositado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, submeteram-se João Barbosa de Melo (anterior líder do Município de Coimbra), Jaime Ramos (antigo timoneiro da Câmara de Miranda do Corvo e outrora governador civil de Coimbra), João Moura (presidente cessante da Câmara de Cantanhede) e Nuno Freitas (ex-vereador conimbricense).

Ex-governante, antigo deputado à Assembleia da República e outrora presidente da Mesa da Assembleia Geral da Académica/OAF, Álvaro Amaro, enquanto autarca, liderou o Conselho da Região (órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).