Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CMBS de Coimbra celebra aniversário com distinções honoríficas

11 de Março 2022 Jornal Campeão: CMBS de Coimbra celebra aniversário com distinções honoríficas

A Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CMBSC) vai celebrar o 241.º aniversário no próximo domingo, 13 de Março. A cerimónia comemorativa vai decorrer na Casa Municipal de Protecção Civil, e inclui a atribuição de distinções honoríficas como reconhecimento aos bombeiros pelos anos de serviço dedicados a Coimbra e à sua população.

O programa de comemorações do 241.º aniversário da CMBSC tem início pelas 9h00, com o hastear da Bandeira Nacional na Casa Municipal de Protecção Civil, sita na Avenida Mendes Silva. Já a cerimónia inicia-se às 10h00, e incluirá a atribuição de 90 distinções honoríficas, como reconhecimento aos bombeiros pelos anos de serviço, designadamente: oito por 15 anos; 57 por 20 anos; dois por 25 anos; 16 por 30 anos; e sete por 35 anos. Este público reconhecimento dos serviços prestados a Coimbra e à sua população repõe uma prática que não era adoptada há mais de oito anos.

Presentes na cerimónia vão estar o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva e ainda o vereador Carlos Lopes, com o pelouro da Companhia Municipal dos Bombeiros Sapadores.

“É justíssimo que a Câmara Municipal assinale com a dignidade merecida este 241.º aniversário dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e que se reconheça com a devida solenidade o serviço prestado pelos bombeiros que integram ou integraram a Companhia”, defende José Manuel Silva. Já de acordo com o vereador Carlos Lopes, “retomar esta cerimónia, quando a mesma esteve congelada mais de 8 anos, é um acto da mais elementar justiça e um compromisso do Município para com aqueles que diariamente nos motivam com uma acção altruísta, solidária e de dedicação ao outro, relembrando-nos que é possível viver numa sociedade sem individualismo e expurgada da indiferença”.

Os bombeiros falecidos em serviço também serão homenageados com a deposição de uma coroa de flores junto à placa existente no átrio da Casa Municipal de Protecção Civil.

No final da cerimónia comemorativa, pelas 12h00, a CMBSC vai realizar uma demonstração de actividades, com simulacros de salvamento e de combate a incêndio.

As comemorações terminam com um convívio, que junta antigos e actuais bombeiros de várias Corporações.