Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CM de Coimbra avança com concurso para construção de novo Centro Escolar em Cernache

29 de Abril 2021 Jornal Campeão: CM de Coimbra avança com concurso para construção de novo Centro Escolar em Cernache

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado, formalizou hoje (29) a escritura para a aquisição de um terreno em Cernache, entre as ruas Mesura e de São João, com mais de 4 000 m2, para a construção de um novo Centro Escolar nesta freguesia.

Na segunda-feira, o Executivo municipal aprovou a abertura de um concurso público para a construção deste novo equipamento escolar, no qual a autarquia prevê investir cerca de 1,8 milhões de euros, que inclui a requalificação da escola existente. Um investimento de cerca de 180 000 euros.

O objectivo da CM de Coimbra é agora requalificar o edifício existente e construir um novo a nascente no terreno contíguo agora adquirido para que se crie um novo Centro Escolar em Cernache que dê resposta às necessidades dos fregueses.

Para isso, as novas instalações vão ter seis salas de aula destinadas ao ensino básico, duas ao pré-escolar, um espaço para biblioteca, refeitório e sala polivalente e, no exterior, um campo de jogos e recreios descoberto e coberto. Em todos os espaços de ensino, salas, biblioteca, refeitório e átrio serão previstas portas, paredes e tecto de absorção acústica. Os materiais de revestimento de pavimentos serão confortáveis, laváveis, resistentes ao impacto e desgaste e com boa aderência. Em espaços com utilização frequente de água (instalações sanitárias, vestiário e cozinhas) o pavimento é antiderrapante.

O Executivo municipal aprovou, também, o projecto de execução, o programa de procedimento e o caderno de encargos da empreitada.

Recorde-se que enquanto decorrem os procedimentos para a construção do novo Centro Escolar de Cernache, a autarquia garante uma boa solução para o funcionamento adequado para as crianças e jovens da freguesia, desde logo os que frequentam a EB de Casconha, que está a funcionar nas instalações do CAIC.

O protocolo entre a autarquia e a Província Portuguesa da Companhia de Jesus prevê a disponibilização de cinco salas de aula para o desenvolvimento das actividades lectivas e de enriquecimento curricular, um espaço de refeitório (apenas para serviço de refeições), instalações sanitárias, um espaço exterior de recreio (exclusivo para alunos da EB de Casconha) e o equipamento existente de apoio à prática pedagógica para cada uma das salas de aula, tais como painel para afixação de informação, armário, mesas, cadeiras, computadores, quadro interactivo, entre outros. Em contrapartida, a CM de Coimbra atribuiu uma comparticipação financeira, de 61 500 euros, à Província Portuguesa da Companhia de Jesus pelo acolhimento dos alunos da EB de Casconha nas suas instalações.