Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CM de Coimbra apoia financeiramente 14 associações juvenis

15 de Agosto 2021 Jornal Campeão: CM de Coimbra apoia financeiramente 14 associações juvenis

O Executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de amanhã, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro a mais seis associações juvenis, no valor total de 14.250 euros, referente à segunda fase de candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal à Actividade Permanente, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil. Esta segunda fase de candidaturas teve como finalidade ajudar as associações a ultrapassarem os constrangimentos provocados pela covid-19. Na primeira fase, oito associações do concelho receberam apoios financeiros da autarquia, num valor total de 21 mil euros. No somatório das duas fases, a CM de Coimbra vai apoiar, assim, 14 associações juvenis do concelho, com um valor global de 35.250 euros.

O objectivo primordial deste apoio financeiro municipal passa, pois, por ajudar as associações juvenis do concelho no desenvolvimento das suas actividades, de forma regular e continuada, de acordo com os seus planos anuais.

Na primeira fase de candidaturas, que decorreu de 1 de Março a 9 de Abril, a autarquia recepcionou nove candidaturas, tendo validado oito e excluído uma por incumprimento dos requisitos do regulamento. As candidaturas foram avaliadas, o que resultou na proposta de atribuição dos seguintes apoios: Associação Molecular (3250 euros); Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra (3000 euros); Coro Misto da Universidade de Coimbra (3000 euros); JEKNOWLEDGE (3000 euros); NAPEEC – Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (2000 euros); Associação da Praça da República (2000 euros); Orfeon Académico de Coimbra (3000 euros); e Tuna Mista da Universidade de Coimbra – Desconcertuna (1750 euros).

A CM de Coimbra decidiu, contudo, abrir uma segunda fase, tendo em conta a excepcionalidade da situação da pandemia covid-19, a legislação em vigor e a possibilidade de mais associações usufruírem desta medida. Nesta segunda fase, que terminou no dia 21 de Junho, a autarquia recebeu 12 candidaturas, tendo validado seis e excluído outras seis por incumprimento dos requisitos do regulamento. As candidaturas foram avaliadas, o que resultou na proposta de atribuição dos seguintes apoios: Tuna Académica da Universidade de Coimbra (3250 euros); CITAC (3250 euros); Federação Nacional de Estudos Europeus (2500 euros); ADTC – Associação Distrital de Taekwondo de Coimbra (2000 euros); FAJDC – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Coimbra (1750 euros); e Casa de Angola (1500 euros).

Desta forma, a autarquia vai apoiar financeiramente 14 associações juvenis do concelho, num valor global de 35.250 euros.

Recorde-se que, a 13 de Maio de 2019, o Executivo municipal aprovou a abertura de um procedimento com vista à elaboração do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil. O documento foi aprovado pela Assembleia Municipal na sua reunião de 28 de Fevereiro, sob proposta da CM de Coimbra, e foi publicado em Diário da República no dia 7 de Maio de 2020, tendo entrado em vigor a 22 de Maio de 2020. O regulamento tem como objectivo a concessão de apoio aos organismos juvenis visando estimular a criatividade e inovação das actividades desenvolvidas pelos jovens e criar condições para o crescimento e descentralização das actividades levadas a cabo por estas associações, de modo a estimular a participação pública dos mais jovens.