Coimbra  17 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CM de Coimbra antecipa candidaturas para apoio às colectividades desportivas

4 de Abril 2021 Jornal Campeão: CM de Coimbra antecipa candidaturas para apoio às colectividades desportivas

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Manuel Machado decidiu antecipar, para o mês de Abril, a apresentação de candidaturas ao Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto.

Assim, as colectividades desportivas do concelho podem apresentar as suas candidaturas ao apoio municipal até 30 de Abril, mediante o preenchimento e submissão do formulário e respectivos documentos anexos, via digital, através do e- mail geral@cm-coimbra.pt.

As dificuldades que muitas colectividades desportivas atravessam actualmente, por via da evolução da pandemia da covid-19, levaram o presidente da Câmara a aprovar a antecipação do prazo para que as colectividades e associações desportivas apresentem as suas candidaturas ao apoio municipal, sob proposta da divisão de desporto e juventude. O objectivo é que as verbas do respectivo apoio financeiro, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto, cheguem antecipadamente as estas entidades.

Ao longo dos últimos anos, a Câmara de Coimbra tem vindo a desenvolver uma política desportiva de promoção do bem-estar, qualidade de vida e saúde dos seus munícipes.

Nesse sentido, além de disponibilizar espaços de lazer, o município apoia o movimento associativo para que a população possa usufruir das infraestruturas dos clubes, contribuindo para aumentar o número de praticantes, tanto ao nível do desporto informal como do federado.

Com a aprovação, em 2014, do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto pretendeu-se, pois, que o movimento associativo aumentasse o número de atletas federados, nos escalões de formação, nas diversas modalidades, possibilitando atingir um desenvolvimento sustentado em diversos desportos. A autarquia assumiu, também, o Desporto como vector estratégico e apostou em trazer para a cidade grandes competições, incluindo campeonatos do mundo, da Europa e nacionais de várias modalidades convencionais e de desporto adaptado. Um bom exemplo foi a realização dos Jogos Europeus Universitários em Coimbra, em 2018, ou de grandes eventos internacionais, em 2019, como o arranque do Campeonato Mundial de Trail Running, do Rally de Portugal ou do Campeonato da Europa de Kayak Polo. Para além disso, paralelamente, têm saído de Coimbra grandes atletas formados nos clubes do concelho, em modalidades como judo, natação, atletismo, ginástica, basquetebol ou desportos de combate, entre outros.

Para além destes apoios, a autarquia tem também apoiado as colectividades através dos regulamentos municipais de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas e Tóquio 2020, que pretendem optimizar e dotar os equipamentos desportivos de boas condições e apoiar a preparação dos atletas de Coimbra para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, respetivamente.

No último ano, a evolução da pandemia trouxe novos desafios para o desporto a nível local, regional, nacional e mundial, sendo que a autarquia se mantém atenta à evolução do actual contexto, apoiando os clubes e as associações para que, assim que possível, possam retomar as suas actividades com normalidade e boas condições.