Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Clube União 1919 recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra

7 de Junho 2023 Jornal Campeão: Clube União 1919 recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra

A equipa sénior de futebol do Clube União 1919, que se sagrou campeã da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra e sobe, assim, ao Campeonato de Portugal, foi recebida pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Este é um momento de regozijo e orgulho para o concelho de Coimbra, pelo percurso sustentado, consistente, com os pés bem assentes na terra, que fizeram nesta conquista da Divisão de Honra. Agora é tempo de conquistar Portugal” – afirmou o presidente da Câmara.

José Manuel Silva entregou uma medalha gravada ao presidente do Clube União 1919, Fernando Soares, que retribui a oferta com um cachecol do União 1919. A cerimónia, esta quarta-feira, contou, ainda, com a participação do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, o treinador da equipa, João Pedro Duarte, e o capitão, João Amaral.

“Todos os momentos de conquista e afirmação de uma entidade de Coimbra contribuem para a afirmação do concelho”, afirmou o presidente da Câmara, acrescentando que “temos de fazer jus ao nome deste clube, que é o União e caminharmos num sentido ascendente”.

José Manuel Silva deu os parabéns ao clube, aos dirigentes, à equipa, aos funcionários, aos sócios e adeptos e afirmou ambicionar recebê-los novamente para o ano na qualidade de vencedores do Campeonato de Portugal. José Manuel Silva acrescentou, ainda, que espera, no futuro, ter duas equipas na 1.ª Liga de futebol português.

“É a minha bola de ouro enquanto presidente”, afirmou, por sua vez, Fernando Soares, agradecendo a recepção ao presidente da Câmara e ao vereador do Desporto. “O gigante União está de regresso aos grandes campeonatos, de onde nunca devia ter saído”, acrescentou, ainda, o presidente do clube, concluindo: “Estamos a reerguer o clube icónico União de Coimbra”. Fernando Soares agradeceu a todos os presentes a conquista, mas deixou uma palavra especial aos jogadores, a quem chamou de “gigantes da Arregaça”.

O União 1919 confirmou a boa época, tendo vencido o Penelense no último jogo por cinco bolas a zero, e esta quinta-feira joga a Supertaça Distrital com a UD Tocha, equipa que deu muita luta ao emblema da Cruz de Santiago na disputa do campeonato da Divisão de Honra. A equipa treinada por João Pedro Duarte vai, assim, tentar alcançar mais um título, às 17h00, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, no último jogo da época e antes da preparação para o Campeonato de Portugal.

A história da equipa pode ler-se na página da Internet do Clube União 1919. “O União de Coimbra foi fundado por um grupo de jovens ligados ao comércio e indústria da cidade, que decidiram associar-se e fundar o seu próprio clube de futebol. (…) A 2 de Junho de 1919 nasceu o União Foot-Ball Coimbra Club”. Mais tarde, em 1972, já com o nome Clube Futebol União de Coimbra, “venceu a Zona Norte da 2.ª Divisão, depois de uma luta titânica com o GD Riopele e o Marinhense, garantindo, assim, a subida histórica à 1.ª Divisão Nacional. Nessa mesma época, o União de Coimbra sagrou-se ainda campeão nacional da 2.ª Divisão, conquistando, assim, o primeiro título nacional do seu palmarés.”

O emblema inicial do União de Coimbra era uma cruz trifólia, que simbolizava a força do ideal, unificando a espada e a cruz. O actual emblema do União de Coimbra foi concebido na década de 1920 por Serafim da Silva, um talentoso desenhador e entalhador da época. Posteriormente, um artista de ourivesaria coimbrã deu ao emblema a configuração definitiva. Ele apresenta uma coroa dourada no topo e, do lado direito, sobre um fundo azul que representa a indústria e a ‘ganga’, encontra-se a Cruz de Santiago vermelha.”, pode ainda ler-se no website do clube.