Coimbra  16 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Clube Fluvial de Coimbra recebe desfibrilhador automático externo

13 de Julho 2019

O Clube Fluvial de Coimbra, situado no Parque Verde da cidade, recebeu, hoje (13), nas suas instalações um desfibrilhador automático externo.

A entrega realizou-se no âmbito do projecto “Salvar Vidas”, uma “iniciativa da Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a empresa Senilife, que pretende realmente salvar vidas. O objectivo é dotar escolas e instituições dos conhecimentos e meios necessários, porque nos casos de paragem cardiorrespiratória cada minuto conta para a possibilidade de sobrevivência da pessoa”.

Actualmente a morte súbita mata cerca de 10 000 pessoas em Portugal todos os anos e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20 000 pessoas por dia em todo o mundo.

Em Portugal o número de desfibrilhadores, um dos instrumentos mais eficazes de combate a esta problemática de saúde pública, é cerca de um para cada 10 000 habitantes.

Com esta iniciativa a Fundação Portuguesa de Cardiologia espera, então, poder combater a falta de meios e de formação em alguns pontos estratégicos de cada localidade abrangida pelo projecto.

O kit salva-vidas é composto por formação de suporte básico de vida com desfibrilhação (SVB-DAE) creditada para seis formadores com duração de seis horas, que o Clube Fluvial de Coimbra já realizou; desfibrilhador automático externo; licenciamento do PNDAE (programa de desfibrilhação junto do INEM); formação de primeiros socorros para 12 formandos com duração de oito horas; e uma mala de primeiros-socorros Advance.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com