Coimbra  17 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Clínica Eugin dedica um mês à fertilidade em Coimbra

2 de Maio 2024 Jornal Campeão: Clínica Eugin dedica um mês à fertilidade em Coimbra

A clínica Eugin, em Coimbra, promove a iniciativa “Dias + férteis” dedicada à promoção da literacia em saúde reprodutiva e sexual e da fertilidade, num tempo em que a infertilidade tem vindo a crescer acentuadamente.

O programa dos “Dias + férteis” iniciar-se-á a 5 de Maio, dia da Mãe, e decorrerá até 5 de Junho, dia da Fertilidade, com um ciclo de cinema, outro de conversas na Almedina Estádio, uma linha telefónica para desfazer dúvidas e duas acções no Mercado Municipal D. Pedro V.

Em Portugal, a taxa de fertilidade de 1,4 está muito abaixo do valor necessário de 2,1 para a substituição de gerações, sendo necessário o acesso a diagnósticos precoces e ao tratamento atempado de situações que se estimam afectarem cerca de 300 mil casais, segundo a responsável pela Eugin, Teresa Almeida Santos.

Professora da Faculdade de Medicina de Coimbra e directora do Departamento de Ginecologia, Obstetrícia, Reprodução e Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Teresa Almeida Santos considera urgentea estabelecer um programa estruturado e multidisciplinar de apoio à fertilidade, que inclua promoção da literacia sobre (in)fertilidade entre adolescentes e jovens, visando prevenir estilos de vida que a possam comprometer.

Apontando que em Portugal nascem 7,7 crianças por 1.000 habitantes, estando o nosso país no 33.º lugar no ranking das taxas de natalidade, Teresa Almeida Santos destaca que a França (que ocupa o 12.º lugar) adoptou o financiamento da congelação dos óvulos de qualquer mulhar, entre os 29 e os 37 anos, em centos autorizados para viabilizar um projecto de maternidade mais tardio.

Durante este mês de “Dias + férteis” a clinica Eugin tem disponível, via whatsapp, o número 963418513, um meio para esclarecer e orientar, de forma anónima e confidencial, com uma equipa de profissionais que vai responder a dúvidas sobre fertilidade e saúde sexual e reprodutiva, tais como: Tenho ciclos irregulares – posso engravidar? Não tenho menstruação/tenho menstruações muito escassas –posso engravidar? Como posso detectar os dias férteis? Tenho 45 anos-ainda posso engravidar? Quais os riscos que corro? Estou a tentar engravidar há dois anos – devo procurar ajuda? Tenho 39 anos e não consigo engravidar – quanto tempo devo esperar? Tenho 34 anos e não tenho parceiro – posso fazer alguma coisa para assegurar uma gravidez mais tarde?

Cinema e dúvidas

Na Casa de Cinema de Coimbra irá decorrer um ciclo de filmes sobre questões de parentalidade, fertilidade e demografia, seguidas de conversas com convidados, nos sábados de Maio, às 18h30, com entrada livre. No dia 11 será exibido “Os Filhos dos Outros”, sendo comentado por Madalena Alarcão, no dia 18 “Birthgap – Childless World”, comentado por João Gabriel, no dia 25 o “Desejo de Mãe”, comentado por Teresa Bombas (a confirmar), e no dia 1 de Junho(18h45) “Os filhos do Homem”, comentado por Paulo Nossa

O Ciclo ”Conversas na Almedina- EUGIN responde” será às quartas-feiras, pelas 18h00, iniciando-se dia 8 com o tema “O que é a infertilidade?”, abordado por Alexandra Almeida Santos. Segue-se no dia 15 “Como preservar a fertilidade?”, com Ana Paula Sousa, no dia 22 “Como ajudar a concretizar o projecto de maternidade/paternidade? (doação)”, com a presença de Joana Pereira, e no dia 29 de Maio será abordado o tema “(In)fertilidade e ansiedade”, com Mariana Moura Ramos.

Nos dia 7 e 18 de Maio decorrerão acções de sensibilização no Mercado Municipal de Coimbra, enquanto que no dia 5 de Junho – Dia da Fertilidade – será lançado o Prémio Ibérico de Jornalismo sobre (in)fertilidade.