Coimbra  26 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ClimAgir regressa às praias da região de Coimbra

29 de Julho 2020 Jornal Campeão: ClimAgir regressa às praias da região de Coimbra

Depois do sucesso alcançado em 2019, o ClimAgir, projecto promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, volta a percorrer as praias marítimas e fluviais, garantindo todas as medidas de segurança indicadas pela Direcção-Geral de Saúde.

Este ano, a “Acção Praia” teve início no dia 17 de Julho, nas Piscinas da Fraga, no município de Vila Nova de Poiares. Jogos didáticos, vídeos de sensibilização, distribuição de material promocional e recolha de lixo com os participantes com o objectivo de sensibilizar para as melhores práticas ambientais a ter nas praias são alguns dos momentos que integram esta iniciativa do ClimAgir.

Até ao final da época balnear, esta acção pode ser acompanhada nas praias da região de Coimbra ou através das páginas de Facebook e Instagram do projecto. A próxima decorre amanhã (30), na Praia Fluvial de Côja, no Município de Arganil, pelas 15h00.

Em 2019, perto de 3000 veraneantes foram sensibilizados para a problemática que enfrentamos actualmente – as alterações climáticas – e foram muitos os que se associaram à acção para recolher lixo das praias, onde se destacaram beatas, cotonetes e plásticos diversos como palhinhas, copos e talheres.

O ClimAgir, em execução desde Novembro de 2018, é financiado pelo POSEUR, Portugal 2020 e Fundo de Coesão, e tem como objectivo sensibilizar a população para a temática das alterações climáticas, promover acções de mitigação e adaptação às mesmas, divulgar valores ecológicos e ambientais, a floresta autóctone e valorizar os territórios.