Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cleanwatts leva energia verde e redução de custos para famílias carentes na Lousã

10 de Junho 2023 Jornal Campeão: Cleanwatts leva energia verde e redução de custos para famílias carentes na Lousã

A Cleanwatts, uma empresa especializada em energias renováveis, está a dar um passo importante na promoção da sustentabilidade e combate à pobreza energética na região da Lousã. A empresa anunciou a criação de uma Comunidade de Energia Renovável (CER) que beneficiará mais de 120 famílias em situação de carência energética.

A Comunidade de Energia Renovável terá uma capacidade de 123,32 kWp e contará com centrais fotovoltaicas instaladas em terrenos da região. A Cleanwatts assumirá todo o investimento necessário, o que significa que os clientes não terão qualquer custo para aderir ao projecto.

Maria João Benquerença, diretora de Comunidades de Energia da Cleanwatts, explicou: além de fornecer energia verde ao cliente-âncora, produziremos energia excedente suficiente para apoiar famílias em situação de pobreza energética”. Essas famílias beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% mais baixa do que as tarifas de mercado actuais.

A energia gerada pela central evitará a emissão de aproximadamente 50 toneladas equivalentes de CO2 por ano, o que representa um significativo impacto ambiental positivo.

Embora o projecto esteja ainda em fase inicial, já estão definidos os planos para o futuro próximo. “A Comunidade Energética da Lousã começará instalando painéis nos terrenos do produtor-âncora e, em seguida, a Cleanwatts procurará consumidores nessa região, preferencialmente com afinidades sociais e perfis de consumo complementares ao do produtor-âncora”, explicou Maria João Benquerença. O impacto da Comunidade poderá crescer ainda mais com a introdução de outras fontes de geração renovável, como energia eólica, biomassa ou hidroeléctrica”, destacou a responsável.