Coimbra  25 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CLDS 4G Coimbra promove actividades junto da comunidade estudantil

8 de Abril 2022 Jornal Campeão: CLDS 4G Coimbra promove actividades junto da comunidade estudantil

O CLDS-4G Coimbra – “Concelho Solidário e Saudável”, coordenado pela Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra, no âmbito da execução do plano de acção, implementou o Programa «Educação para o Trabalho», na Escola Secundária com 3.º Ciclo D. Dinis, junto dos alunos que frequentam o Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF).

Neste programa, estruturado com o intuito de estimular, de uma forma dinâmica e interactiva, competências proactivas e pró laborais de forma a consciencializar os alunos sobre as aptidões e habilidades necessárias ao exercício de cada profissão, em cidadania, participaram 10 alunos.

Num contexto académico e profissional em constante mutação, pautado por conceitos de crise, de absentismo escolar e de escassez de empregabilidade, torna-se premente reflectir sobre o seu percurso de vida desde tenra idade, com o intuito de aumentar a motivação e a responsabilização dos vários alunos pelo seu percurso académico e de diminuir os níveis de abandono escolar precoce e as situações de indisciplina.

Desta forma, o CLDS-4G Coimbra considerou pertinente implementar programas que permitam explorar as suas competências, valores e atitudes pro sociais, com o objectivo de desenvolver nos alunos as suas capacidades de autoconhecimento e exploração (ao nível das suas aptidões, interesses, atitudes, motivações e aspirações) e potenciar o seu contacto com o mundo profissional.

Assim, por forma a permitir o contacto directo com o mercado laboral (diferentes profissões e funções), na última sessão, decorrida no passado dia 6, os alunos tiveram oportunidade de visitar a empresa Cafés FEB, em Taveiro, e “navegar” numa viagem pelo mundo do café.